Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-01-2010

SECÇÃO: Informação

Meninos de Lameiros cantaram os Reis na Praça da Alegria

Um grupo de crianças da escola EB1 e Jardim de Infância de Lameiros, deslocou-se no dia 20 de Janeiro, ao programa televisivo da RTP, Praça da Alegria. Trajados a rigor e acompanhados pela professora e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, cantaram os Reis com muita graciosidade e alegria.
No programa, esteve também a vereadora da Educação, Professora Stela Monteiro, que na oportunidade divulgou os cantares dos reis das escolas, iniciativa promovida pela Autarquia e pela Emunibasto, no dia 22 de Janeiro, assim como o concurco|encontro de cantadores de janeiras de Cabeceiras de Basto, que decorreu no dia 24.

Festa das Papas apresentada na RTP

Na Praça da Alegria, os apresentadores, Sónia Araújo e Jorge Gabriel, divulgaram ainda a tradicional Festa das Papas, que anualmente honram S. Sebastião, na freguesia de Gondiães.
Dois elementos em representação dos lugares do Samão e de Gondiães, falaram assim, sobre esta popular tradição que todos os anos leva àquelas aldeias sertanejas do concelho, milhares de forasteiros. A broa, as papas, a carne e o vinho, foram assim estendidos a compasso marcado por uma vara usada para o efeito, sobre uma toalha de linho, recriando o repasto que todos os anos aqueles povos preparam em cumprimento da promessa feita pelos seus avoengos e desta forma matêm a tradição.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.