Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-01-2010

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Cabeceiras de Basto oferece livros e CD’s ao Município

Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 21 de Janeiro, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, o destaque foi para a decisão do executivo municipal em oferecer à Biblioteca da Boa Vista, em Cabo Verde, várias publicações em língua portuguesa, nomeadamente enciclopédias, atlas, dicionários, livros infantis, livros de arte, de informática, entre outras edições generalistas, tendo em vista enriquecer e alargar a oferta naquele espaço educativo e cultural.
Trata-se, segundo informação divulgada, de um investimento de 2.500 euros, em livros e CD’s, que resulta do protocolo de cooperação e geminação estabelecido com o Município da Boa Vista, de Cabo Verde, com o intuito de estreitar laços de amizade entre os dois povos, unidos pela história, pela língua e pela cultura. Este protocolo permite, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de acções mútuas nas áreas da juventude, educação, saúde, ambiente, cultura, formação, desporto e assessoria técnica. Além da realização de encontros entre os representantes directos das partes, estão previstos também, intercâmbios entre grupos populacionais, nomeadamente jovens, acolhimento de estagiários nos serviços da administração, definição e realização de projectos, apoio na elaboração de estudos, intercâmbio cultural e desportivo, troca de informação e documentação técnica, entre outras acções a promover, em prol do desenvolvimento social e económico das respectivas populações. De referir que este acordo, assinado em 2009, teve o patrocínio da ANMP [Associação Nacional de Municípios Portugueses], estabelecendo-se assim, uma cooperação solidária em prol do bem-estar dos seus cidadãos.
Recorde-se que a Câmara de Cabeceiras de Basto, após a assinatura do referido protocolo de colaboração, tem vindo a apoiar aquele Município africano, nomeadamente, através da oferta de instrumentos musicais e de verbas destinadas a ajudar a custear a colocação da sinalética prevista para aquela localidade.

Câmara apoia colectividades

Ainda no decurso da reunião, a Câmara Municipal decidiu apoiar várias colectividades, atribuindo-lhes verbas que pemitem desenvolver várias acções e melhorar as infra-estruturas de que dispõem.

Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Senhorinha

Neste âmbito, à Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Senhorinha, foi atribuido apoio logístico na execução e cedência de bancadas utilizadas aquando da realização do “I Encontro de Grupos Corais”, realizado no passado dia 2 de Janeiro, naquela freguesia e que registou grande adesão popular.

Desportivo do Arco de Baúlhe

Também ao Desportivo do Arco de Baúlhe foi atribuido um apoio financeiro no valor de 38.700 euros com o intuito de ajudar a custear as despesas inerentes à construção de novas infra-estruturas no parque desportivo, tais como a construção de balneários. Esta verba destina-se também à formação desportiva levada a cabo por este Clube.

Atlético Cabeceirense

Por sua vez, ao Atlético Cabeceirense, o executivo municipal decidiu atribuir um apoio financeiro de 27.000 euros para fazer face às despesas inerentes à formação das camadas jovens, que agregam dezenas de atletas praticantes do futebol. Ao mesmo Clube foi atribuído ainda, o valor de 23.000 euros para aplicar nas obras de melhoria e de manutenção do relvado, equipamentos e infra-estuturas do Estádio Municipal.

Associação Regional de Pesca Desportiva distinge Câmara de Cabeceiras

A Câmara Municipal teve ainda conhecimento de um ofício enviado pela Associação Regional de Pesca Desportiva, a informar da proposta apresentada pela direcção daquela associação, visando distinguir a Autarquia Cabeceirense, em cerimónia a realizar no próximo dia 30 de Janeiro, em Gondomar, como forma de reconhecer todo o apoio prestado na divulgação e promoção desta modalidade desportiva.
Também a Liga dos Combatentes de Braga, a Comissão de Festas de N. Senhora dos Remédios e o Agrupamento de Escolas de Refojos, agradeceram os apoios concedidos pela Câmara Municipal que contribuiram para o desenvolvimento da sua actividade.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.