Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-01-2010

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Autarquia apoia colectividades

ADIB e Centro Social da Paróquia de Cavez recebem verba para equipamentos sociais
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião, realizada em Dezembro de 2009, o executivo municipal, decidiu prosseguir com os apoios às associações, cujo objecto de actividade contribua directa ou indirectamente para a dinamização sócio-económica, recreativa e cultural desta terra de Basto.
Neste âmbito, segundo informação divulgada, a Autarquia decidiu apoiar financeiramente a ampliação do Lar de Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário, que o Centro Social da Paróquia de Cavez está a levar a cabo naquela importante freguesia do concelho. A quantia atribuida foi de 57.500,00 euros, a entregar de forma faseada.
Recorde-se que a ampliação deste equipamento social e o consequente alargamento de serviços que será possível prestar, resulta de uma candidatura apresentada ao programa PARES, cuja concretização vai certamente aumentar as respostas sociais existentes, cobrindo sobretudo aquela zona do concelho.

Centro de Dia e de Apoio Domiciliário em construção

foto

A ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, recebeu também, segundo informação ventilada junto da comunicação social, o apoio da Câmara Municipal, através da atribuição de um montante de 50.000,00 euros, que se destina a ajudar a custear as despesas inerentes à construção do Centro de Dia e de Apoio Domiciliário que aquela agremiação tem em curso. Localizado nas imediações da vila Cabeceirense, mais precisamente junto ao Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, o novo edifício, já em adiantada fase de construção, vai igualmente contribuir para alargar o leque de respostas sociais a esta faixa etária mais idosa da população do concelho.
De referir que este investimento que ascende a 432.700 euros, resulta de uma candidatura apresentada ao programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais prevendo a construção de novas valências e consequentemente, mais respostas sociais a integrar na rede solidária. A edificação deste equipamento social dará resposta a cerca de uma centena de utentes.
De referir que a ADIB, actualmente com sede no Campo do Seco, nesta vila cabeceirense, promove diariamente programas de ocupação de tempos livres de crianças e jovens e aulas de música. A ADIB é ainda a proprietária do jornal trissemanal Ecos de Basto.

Associações desportivas recebem apoio

A Câmara decidiu também, prosseguir com o apoio às colectividades, desta feita de cariz desportivo, atribuindo à Associação Desportiva e Cultural de Outeiro, o montante de 8.000,00 euros. Uma verba que tem como finalidade apoiar a conclusão dos trabalhos de arranjos exteriores do Polidesportivo de Outeiro, bem como para a criação de uma zona de lazer adjacente àquele equipamento desportivo.
Por sua vez, à Associação Cultural e Desportiva Águias de Alvite, foi atribuida uma verba no valor de 5.700,00 euros, que tem como finalidade, ajudar a custear as despesas com o desenvolvimento de actividades e a beneficiação das instalações desportivas.
O executivo decidiu igualmente apoiar a Associação Cultural e Desportiva de S. Nicolau de Basto, com uma verba de 1.500,00 euros, destinada às obras de manutenção do seu parque desportivo e da sede daquela colectividade, que desenvolve acções de âmbito desportivo, cultural e de ocupação dos tempos livres da freguesia de Cabeceiras de Basto-S. Nicolau.
Também a Associação Juvenil de Desporto Cabeceirense, foi apoiada com o montante de 750,00 eusos por forma a ajudar às despesas que a mesma teve aquando da realização do Campeonato de Futsal Popular e da Taça de Cabeceiras de Basto em Futsal.

Akribeia e Liga dos Combatentes

Por fim, à Akribeia – Associação para o Desenvolvimento – Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto, foi concedido o montante de 300,00 euros, tendo em vista apoiar uma visita de estudo que promoveu no âmbito das suas actividades curriculares.
A Liga dos Combatentes, recebeu também, da Autarquia um apoio de 375,00 euros, destinado à realização de diversas actividades que aquela estrutura, que agrega sócios deste concelho, dinamiza ao longo do ano.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.