Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-01-2010

SECÇÃO: Concelho em acção

Vilar de Cunhas
Abastecimento de água no lugar de Cunhas

foto
No seguimento das deliberações tomadas pelo executivo Cabeceirense na reunião de Agosto de dois mil e oito, a Câmara Municipal decidiu estabelecer um protocolo com a junta de Freguesia de Vilar de Cunhas tendo em vista a integração do sistema autónomo de abastecimento de água dos lugares de Vilar e de Cunhas daquela autarquia, no sistema público e predial de água do Município. Através deste protocolo, segundo apuramos, a Junta de Freguesia de Vilar de Cunhas entregou à Câmara Municipal, a gestão da exploração de todas as instalações e infra-estruturas pertencentes ao sistema autónomo, ficando esta, responsável pela gestão e exploração daquele sistema, em obediência ao estabelecimento do Regulamento Municipal do Serviço de Abastecimento Público de Água.
As Brigadas Municipais procederam, a partir de inícios de Agosto até a meados de Outubro do ano transacto, à remodelação total da rede de abastecimento de água no lugar de Cunhas, passando pela limpeza das nascentes e depósitos, pela construção de mais de três mil metros de extensão de conduta da rede de distribuição, pela execução de trezentos metros de ramais e pela execução de setenta e duas ligações domiciliárias com colocação de contadores.
Assim, com a execução destes trabalhos, já lá vai o tempo em que a água de consumo doméstico nesta Freguesia faltava com alguma frequência e quando chegava, os moradores recebiam-na a conta-gotas e sem garantias de qualidade, dadas as condições precárias ao nível da sua captação, à insuficiências das condutas e dos depósitos de armazenamento e ainda à falta de tratamento e controlo de qualidade. Hoje, poder-se-á dizer que passados poucos meses, a população do lugar de Cunhas freguesia de Vilar de Cunhas, reconhece o acerto da decisão tomada, mostrando-se satisfeita com a transferência da gestão do sistema local de abastecimento público de água para a Câmara Municipal.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.