Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 04-01-2010

SECÇÃO: Informação

Antiga EB 1 de Refojos será um novo Centro Escolar
Vereadores do PSD votaram contra

Na sequência da implementação da Carta Educativa do concelho de Cabeceiras de Basto foi construído o Centro Escolar de Refojos, ao qual foi atribuído, por decisão da Câmara Municipal, o nome de Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos. Situa-se na Alameda Camilo Castelo Branco, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos, e a sua abertura ocorreu aquando do início do corrente ano lectivo, em Setembro passado.

Antiga EB1 de Refojos dará lugar a novo Centro Escolar
Antiga EB1 de Refojos dará lugar a novo Centro Escolar
Com o início de funcionamento deste Centro Escolar todas as turmas do 1º ciclo que funcionavam na EB1 de Refojos, junto à Segurança Social e Serviços Florestais, foram transferidas para aquele novo estabelecimento. Também as turmas do Jardim-de-Infância de Refojos, a funcionar no edifício da Junta de Freguesia, foram para ali transferidas.
Com uma capacidade para 18 turmas do 1º ciclo e 4 turmas de Jardim-de-Infância, os alunos da freguesia de Passos e, ainda, os alunos da antiga Escola Primária de Petimão, da freguesia de Alvite, que há dois anos estavam provisoriamente a ser acolhidos pela EB 1 da Faia, passaram também a ter aulas no novo Centro Escolar de Refojos, ao mesmo tempo que recebia os alunos da EB 1 de Chacim, entretanto acabada de encerrar.
Apesar destas alterações, esta mudança no panorama das infra-estruturas concelhias da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico não ficou concluída. Há ainda muito mais para fazer, segundo informou fonte da autarquia ao nosso jornal. Outros projectos estão a surgir e foi por isso que, no passado dia 18 de Dezembro, o executivo municipal aprovou a adjudicação da elaboração do Projecto de Execução, através do procedimento por ajuste directo, para a “Grande Remodelação do Centro Escolar de Refojos II”, leia-se antiga EB 1 de Refojos, sito junto à Segurança Social e aos Serviços Florestais, na Cerca dos Frades.
Esta adjudicação foi aprovada com os votos favoráveis dos vereadores do PS, enquanto que os Vereadores da coligação PSD/CDS, Dr. Luís Miguel Gonçalves e Dr. António Fraga de Carvalho votaram contra esta obra tão importante para a concretização da Carta Educativa que muito melhorará as condições de aprendizagem das nossas crianças.
O ajuste directo é um procedimento legal possível nos termos da legislação aprovada pelo Estado Português, na sequência da aprovação, pelo Conselho da Europa em 2008, de um plano de relançamento da economia europeia. Este Plano permitiu aos Estados Membros o recurso a procedimentos acelerados tendo em vista a rápida execução de projectos públicos. E foi o expediente usado pela autarquia Cabeceirense uma vez que desta forma mais rapidamente se poderá dar início à remodelação daquela escola Básica.
Brevemente, portanto, Cabeceiras de Basto vai ter em obras a antiga EB 1 de Refojos que dará lugar a um novo Centro Escolar com capacidade para receber 4 turmas do pré-escolar e 8 turmas do 1º ciclo.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.