Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-12-2009

SECÇÃO: Opinião

Dia de S. Martinho 15 de Novembro de 2009

No dia 15 de Novembro, a Freguesia de Mondim de Basto e o Parque de Campismo local, numa acção conjunta associaram-se mais uma vez para comemorar o dia de S. Martinho com a sua 4ª edição.
O dia apresentou-se chuvoso, o que à partida tudo indicava que não haveria condições de se realizar o evento. Mas, com a vontade de duas dezenas de aficionados mondinenses e de cerca de 40 campistas que vieram propositadamente para participarem neste tradicional evento, decidiu-se assim, enfrentar o mau tempo e iniciar a caminhada que partiu do Parque de Campismo percorrendo o Monte da Paradela que proporcionou uma vista panorâmica outonal sobre Vilar de Viando e também para o vale do rio Tâmega. Apesar do S. Pedro enviar umas rajadas de chuva e vento o grupo de resistentes não desistia e seguia em alegre convívio e amena cavaqueira. O passeio continuou pelos caminho rurais de Vilar de Viando até ao Parque de Campismo aonde as forças retemperadoras foram aconchegadas com um excelente repasto de mílharos, prato típico constituído por grão moído e uma variedade de carnes, que foi triturado vorazmente por todos, visto que a suculência do prato a tal apelava, num apetite e vontade a que o desejo era incapaz de resistir. O panelão de mílharos desapareceu num ápice regado pelo néctar de vinho novo que varreu as goelas num sabor autêntico e genuíno do líquido que foi aquecendo os corações satisfeitos e felizes.
A tarde decorreu com a actuação do duo musical, J. Paiva Show que animaram e encantaram os presentes, que aproveitaram a pausa para embalarem nas asas da dança, uns em ritmo frenético e descompassado, outros numa harmonia suave e indelével, amparados por acompanhantes que vibravam a cada nova melodia.
Durante a tarde o tempo ficou mais rigoroso o que impossibilitou a feitura da fogueira com caruma para assar as castanhas. Mesmo assim, foram preparadas num assador e da mesma forma, foram saboreadas com a companhia do vinho novo.
O executivo agradece a presença do Presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e de outros dois dirigentes que se deslocaram de propósito do final da X Jornadas Nacionais de Pedestrianismo que se realizaram em Fafe, demonstrando desta forma o espírito forte na solidariedade e na importância do contributo mútuo que existe com a Junta de Freguesia e a FCMP, na realização destes eventos que tem um valor inquestionável na divulgação da nossa terra e na dinâmica que gera na nossa economia local. O executivo agradece também a todos os participantes, renovando votos para que no próximo ano haja S. Martinho e que as tradições se perpetuem. Neste sentido, aproveitamos para anunciar que no mês de Fevereiro de 2010, será realizada a festa da “Matança do Porco”.

O Executivo

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.