Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-12-2009

SECÇÃO: Informação

«Estrada com vida» com resultados positivos

O projecto desenvolvido pelo Governo Civil de Braga em parceria com as Câmaras Municipais de Cabeceiras de Basto, Fafe, Barcelos e Braga, começa a dar resultados ainda que “pequeninos”, revelou aquela entidade à comunicação social.
Desenvolvido em 2007/2008, este projecto envolveu cerca de 11 mil alunos de todo o distrito, promovendo visitas às Escolas Fixas de Trânsito e desta forma ensinado e sensibilizando a pequena para as regras de trânsito a observar.
Setenta escola dos 14 concelhos do distrito participam este ano lectivo no projecto «Estrada com vida» integrado na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015. Cerca de 11 mil alunos do 5º ano de escolaridade, mais mil do que o ano transacto estiveram envolvidos. O objectivo deste projecto foi iniciado no ano lectivo 2007/2008 com o intuito de formar e educar os alunos do distrito sobre comportamentos e regras a seguir para uma condução segura na estrada. Esta iniciativa pioneira do Governo Civil de Braga contou com a parceria do Ministério da Educação e das Câmaras Municipais mencionadas, entre outras entidades. Este é um invstimento feito na formação dos jovens que desta forma pdem participar activamente, não só em termos de cidadania, mas sobretudo no que respeita à sensibilização para os problemas da segurança rodoviária e a diminuição da sinistralidade.
Além de receberem formação teórica, os jovens frequentam também formação prática nas quatro escolas de trânsito do distrito. As aulas decorrem em circuitos em forma de estrada com passadeiras, semáforos e outros sinais, devendo os alunos aplicar os seus conhecimento e treinar comportamentos em conformidade com as regras de trânsito apreendidas. O Governo Civil espera que com os conhecimentos adquiridos, os jovens adoptem e respeitem o Código da Estrada quando forem condutores.
Estes são aliados fundamentais nesta estratégia quando andam de carro com familiares e amigos, chamando a atenção dos adultos para a velocidade a mais ou quando não estão em condições físicas de conduzir.
Segundo informação divulgada, no final deste ano o projecto «Estrada com vida» terá abrangido um total de 21 mil crianças, contando com alunos do 5º ano de escolaridade de escolas do primeiro ciclo.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.