Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-12-2009

SECÇÃO: Informação

“DEZEMBRO ComVida” Iniciativa do Município marca o mês de Natal

Celebrar o Natal com um verdadeiro espírito de solidariedade, fraternidade, amizade e outros valores humanos que a nossa sociedade desde sempre valoriza e que nesta época do ano lembra e relembra, na esperança de que a promoção destes contribua para a construção de uma sociedade mais solidária, especialmente com aqueles que mais precisam, é o objectivo da iniciativa “Dezembro ComVida” que o Município de Cabeceiras de Basto, através da Câmara Municipal e das Empresas Municipais, Basto Solidário e Emunibasto, organiza em conjunto com o Banco Local de Voluntariado e o apoio das Juntas de Freguesia, da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e de algumas IPSS’s.
O conjunto de acções que integram esta grande iniciativa arrancou no passado dia 4 de Dezembro com a instalação do presépio na Praça da República, em Cabeceiras de Basto e da iluminação decorativa natalícia, nas três vilas do concelho, Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto e Cavez.
No mesmo dia iniciou uma campanha de recolha de bens alimentares nos estabelecimentos comerciais do concelho, com a colaboração de muitos voluntários do Banco Local que, à porta daqueles estabelecimentos, receberam as dádivas dos Cabeceirenses que faziam as suas compras. Esta acção vai prolongar-se até ao próximo dia 6 de Janeiro e segundo informação divulgada, a autarquia espera recolher algumas toneladas de bens alimentares que depois serão distribuídos por famílias economicamente mais desfavorecidas.

Combate à Solidão

“Dezembro ComVida” vai prolongar-se até ao dia 2 de Janeiro e, para além das acções já referenciadas, integra de 14 de Dezembro a 6 de Janeiro a Distribuição de bens alimentares, de 14 a 18 de Dezembro, terão lugar as festas de Natal nas Escolas e Festas de Natal nos Espaços de Convívio e Lazer. De 16 a 24 de Dezembro é tempo de visitas domiciliárias “…no combate à solidão”.
A exposição de Maquetes de Natal, terá lugar de 17 de Dezembro a 29 de Janeiro, na Casa Municipal da Cultura. No dia 18 de Dezembro, será disponibilizada uma Casa para Emergência Social, com vista a acorrer a situações diversas. Por sua vez, nesta época natalícia, o Comboio turístico vai percorrer as ruas da vila. A festa de Natal do concelho está agendada para o dia 20 de Dezembro e a entrega de bolsas de estudo para o dia 22. O Almoço de Natal “…de combate à solidão” – p/ “SOS Amigos” e a distribuição de Ceias de Natal e brinquedos estão agendados para o dia 24 de Dezembro. No dia 31 de Dezembro, terá lugar a Passagem de Ano no Mercado Municipal e no dia 2 de Janeiro do próximo ano, a Banda Cabeceirense promove um concerto de Natal.
Segundo informação divulgada, com esta grande iniciativa a Câmara Municipal, as Empresas Municipais, o Banco Local do Voluntariado e as IPSS’s envolvidas querem assinalar e comemorar o Natal com todos os Cabeceirenses, mas muito em particular com aqueles que de alguma forma se sentem mais sós, muitas vezes sem retaguarda familiar de apoio, ou ainda aqueles que se encontram em condição económica mais débil, levando-lhes, assim e também, uma palavra de conforto e de solidariedade.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.