Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-12-2009

SECÇÃO: Informação

«Ser diferente em Cabeceiras de Basto»

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Fundação A J Gomes da Cunha, promoveu várias actividades de sensibilização dirigidas à população em geral, mas também aos diversos agentes, nomeadamente cuidadores de pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade, profissionais das instituições particulares de solidariedade social, entre outros, que diariamente contactam com a problemática da deficiência.

Encontro contou com a presença de numeroso público
Encontro contou com a presença de numeroso público
As actividades decorreram de 2 a 4 de Dezembro, tendo o seu ponto alto no dia 3, com a realização do IV Encontro Temático subordinado ao tema «Ser diferente em Cabeceiras de Basto». Uma iniciativa que teve lugar no Auditório Municipal Ilidio dos Santos, onde estiveram reunidos diversos agentes do concelho e da região, assim como autarcas e convidados, para reflectir sobre a temática e partilhar experiências sobre a deficiência e a incapacidade. «Intervenção Precoce: Ontem, hoje e amanhã!» e «Qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência e incapacidade» foram os temas abordados nos dois painéis onde interviram a Drª Leonor Carvalho da ANIP, a Drª Ana Paula Rebelo da AFPAD, a Drª Margarida e o Profº João Sérgio Magalhães.
1º ciclo - 1º Prémio: Mariana Teixeira Antunes
1º ciclo - 1º Prémio: Mariana Teixeira Antunes
O presidente da edilidade, Engº Joaquim Barreto, esteve presente na sessão de encerramento desta jornada, e no uso da palavra lembrou o esforço que tem sido feito pela Autarquia no sentido de integrar pessoas portadoras de deficiência, dando-lhes assim, uma oportunidade para mostrarem as suas capacidades. Lembrou ainda que têm sido estabelecidos protocolos com diversas entidades no sentido de desenvolver projectos para a inclusão e para o bem estar de pessoas portadoras de deficiência, ao mesmo tempo que realçou o apoio prestado no desenvolvimento de actividades sócio-culturais e recreativas, abrangentes e onde todos têm um lugar.
O programa comemorativo do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que começou no dia 2 de Dezembro com a abertura da exposição «Somos Diferentes» patente ao público na Fundação A J Gomes da Cunha, contou ainda com animação musical e a apresentação dos resultados e entrega dos prémios do concurso «Compreendo o que sentes – A deficiência vista pelos meus olhos». O melhor trabalho apresentado pelo Ensino Pré-Escolar foi feito pelos alunos do Centro Social de Cabeceiras de Basto. Os alunos do Jardim de Infância de Gondarém receberam uma menção honrosa. Por sua vez, o melhor trabalho feito por alunos do 1º ciclo, foi desempenhado por Mariana Teixeira Antunes, que frequenta o 3º ano do Centro Escolar Pe. Dr. Joaquim Santos. Os alunos do 1º e 2º ano da EB1 de Gondarém receberam uma menção honrosa. Por sua vez, o melhor trabalho a concurso apresentado pelo Ensino Especial pertence aos alunos da UAE da EB1 de Gondarém. José Rui Teixeira Araújo, que frequenta o 7º ano da EB 2-3 do Arco de Baúlhe recebeu uma menção honrosa. Ao nível do 2º ciclo foi atribuída uma menção honrosa a Rui Filipe Rodrigues Pereira, do 6º ano da EB 2-3 de Cabeceiras de Basto. No 3º ciclo, o melhor trabalho foi apresentado por Laura Carvalho Neiva que frequenta o 9º ano de escolaridade. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a António Daniela Machado Ferreira. Ao nível do Secundário, distinguiu-se o trabalho apresentado por Regina Manuela M. Teixeira Magalhães, do Externato S. Miguel de Refojos e a menção honrosa foi entregue a Ana Beatriz de Sousa e Castro Guimarães, que frequenta o 11º ano de escolaridade daquele estabelecimento de ensino . A jornada em torno da deficiência terminou no dia 4 de Dezembro, com as «Portas abertas à comunidade», iniciativa dirigida a todos os que durante o mês de Dezembro queiram visitar aquela instituição particular de solidariedade social, que ao longo dos anos tem vindo a desenvolver projectos para apoiar as pessoas portadoras de deficiência neste concelho.
Pré-escola - 1º Prémio: Centro Social de Cabeceiras de Basto
Pré-escola - 1º Prémio: Centro Social de Cabeceiras de Basto

Ensino Especial - 1º Prémio: Alunos da UAE da EB1 de Gondarém
Ensino Especial - 1º Prémio: Alunos da UAE da EB1 de Gondarém

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.