Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-10-2009

SECÇÃO: Informação

No Arco de Baúlhe
Concluído o Arranjo Urbanístico do Carvalhal

Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, respectivamente, bem como o Presidente da Junta de Freguesia de Arco de Baúlhe, Sr. Armando Duro, procederam no dia 5 de Outubro, à inauguração das obras de requalificação urbanística da zona do Carvalhal, naquela vila Arcoense. Uma cerimónia na qual estiveram também presentes vereadores, deputados municipais, demais autarcas e população em geral que se quiseram associar a este singelo acto que marca a conclusão de uma importante obra localizada numa zona central da vila e cuja construção, trasformou um espaço devoluto num local aprazível.
Recorde-se que o Cavalhal, serviu para instalar, na década de 70, vários edifícios pré-fabricados destinados a acolher algumas famílias portuguesas desalojadas do ultramar.

Espaço de lazer para todas as idades
Espaço de lazer para todas as idades
Uma vez realojadas em 2006, nos blocos de habitação social, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto procedeu de imediato à demolição dos pré-fabricados que se encontravam em adiantado estado de degradação, tendo em vista dar àquele espaço um novo uso, mais atractivo e funcional, viabilizando desta forma, o arranjo urbanístico do Carvalhal.
Aquela zona central, que possui magníficas vistas panorâmicas, dispõe agora de uma plataforma para a realização de jogos tradicionais como a malha, um parque infantil para as crianças, um parque geriátrico apetrechado com aparelhos diversos próprios para a actividade física, um parque de merendas, parques de estacionamento com capacidade para duas dezenas e meia de viaturas, um bar, bem como, outros espaços verdes de lazer e de estar.

O Presidente da Câmara inaugurou novo espaço
O Presidente da Câmara inaugurou novo espaço
Investimento de 200 mil euros

Trata-se por isso, de um investimento de 200 mil euros, que segundo o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, vem valorizar um espaço público vazio localizado naquela zona central da vila arcoense, nas imediações do Jardim de Infância do Carvalhal e do Espaço de Convívio e de Lazer do Arco de Baúlhe, que agora é devolvido à população com novas valências, permitindo a ocupação salutar dos arcoenses, seja dos mais jovens, seja dos mais idosos. Também o Presidente da Junta de Freguesia, enalteceu esta iniciativa municipal que vem dotar a vila de Arco de Baúlhe de um novo espaço de recreio e de lazer, onde todos os arcoenses podem conviver e praticar exercício físico. O autarca deixou ainda um apelo a todos os habitantes no sentido de estimarem o local, projectado a pensar nas pessoas e no seu bem estar e que uma vez beneficiado está agora mais bonito e dignificado.
Segundo apuramos, esta iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, insere-se na estratégia adoptada de intervir nos espaços públicos, requalificando-os, valorizando-os e colocando-os ao dispor dos cidadãos e desta forma contribuindo para a ocupação salutar dos seus tempos livres.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.