Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-10-2009

SECÇÃO: Informação

Exposição/feira de Actividades Económicas de Basto palco de negócios

Um brinde de amizade entre portugueses e franceses
Um brinde de amizade entre portugueses e franceses
A Agro-Basto – 33ª Exposição/Feira de Actividades Económicas de Basto, decorreu de 25 a 29 de Setembro, neste concelho. As portas abriram-se com uma cerimónia onde estiveram presentes o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga, os Presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, respectivamnte, Engº Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, representantes de outras autarquias da Região, autoridades locais, demais autarcas e convidados.
Após a visita ao certame, o Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, reforçou a importância desta mostra/feira das actividades económicas de Basto, cuja dinâmica tem sido ao longo dos anos um instrumento impulsionador da coesão das terras e do desenvolvimento integrado da economia regional.
O Secretário de Estado das Comunidades com a delegação de Neuville-Sur-Saône
O Secretário de Estado das Comunidades com a delegação de Neuville-Sur-Saône
O presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto sublinhou ainda que esta iniciativa beneficia da realização simultânea das festas de S. Miguel, que atraem a esta vila muitos milhares de forasteiros.
A Agro-Basto é ainda, para o edil Cabeceirense, uma montra privilegiada para a promoção dos produtos locais, especialmente das carnes das raças autóctones, do turismo ambiental, da gastronomia e do artesanato.
Visita aos stands
Visita aos stands
O Eng.º Joaquim Barreto mostrou-se optimista sobre o futuro das terras de Basto, pois esta região dispõe de boas acessibilidades que a ligam aos grandes centros urbanos e a Espanha, colocando-se assim, na rota das vias europeias. Referiu ainda que Cabeceiras de Basto, dispõe de um conjunto de potencialidades diferenciadoras, cuja valorização e optimização contribui para o desenvolvimento do concelho que assenta numa estratégia sustentável, equilibrada e integrada que abrange todos os sectores de actividade.
De referir que a Agro-Basto ocupa anualmente, uma área de aproximadamente 6000m2 e distribui-se pelo espaço coberto do pavilhão multiusos e ainda uma área ao ar livre, onde estão instalados os stands das máquinas, alfaias agrícolas, veículos automóveis e espaços de exposição pecuária e da fauna da região. Este certame dispõe ainda de um programa de animação sócio-cultural diversificado, registando a passagem de milhares de visitantes.
À conversa com os empresários locais
À conversa com os empresários locais
Além dos expositores, esteve também presente neste certame uma delegação francesa provinda de Neuville-Sûr-Saône, que num stand disponibilizado para o efeito apresentou ao público as potencialidades daquela terra geminada com Cabeceiras de Basto há mais de uma década. Uma participação inserida num projecto conjunto definido entre as duas localidades que passa pela promoção de intercâmbios sócio-culturais e económicos, divulgando estes Municípios aquém e além fronteiras e desta forma ajudando a construir uma Europa cada vez mais forte e coesa.
Uma foto para a posteridade
Uma foto para a posteridade

Um brinde de amizade entre portugueses e franceses
Um brinde de amizade entre portugueses e franceses



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.