Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-09-2009

SECÇÃO: Destaque

No âmbito do programa PARES
Governo garante novas respostas sociais em Cabeceiras de Basto

Lar, Creche e Serviço Domiciliário - Centro Social da Paróquia de Cavez
Lar, Creche e Serviço Domiciliário - Centro Social da Paróquia de Cavez
Fruto de um esforço conjunto e concertado entre o Estado, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e a Câmara Municipal, encontram-se em curso, em Cabeceiras de Basto, quatro novos equipamentos sociais.
Equipamentos estes, apoiados pelo PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, que se encontram em adiantada fase de construção nas freguesias de Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), Cavez e Painzela, a levar a cabo pela ARCA (Associação Recreativa e Cultural de Arco de Baúlhe), Fundação A. J. Gomes da Cunha, Centro Social da Paróquia de Cavez e ADIB (Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto), cuja edificação vem alargar as respostas sociais na área da juventude e da terceira idade. Mais um passo ao nível das respostas sociais, que contribuirá para o bem-estar da população, seja ao nível da primeira infância, dos cidadãos portadores de deficiências ou dos idosos.
Centro de Dia - ADIB
Centro de Dia - ADIB

ADIB constrói Centro de Dia e de Apoio Domiciliário

A ADIB é uma das IPSS do concelho que actualmente tem em curso a construção de um Centro de Dia e de Apoio Domiciliário. Um projecto localizado na freguesia de Painzela, cujo investimento ascende os 432.700 euros. Trata-se de um equipamento com capacidade para albergar 34 utentes e servir, através do apoio domiciliário, 40 casas. A obra foi lançada em Agosto de 2008, aquando da visita do Ministro do Trabalho e da Soidariedade Social, Dr. José António Vieira da Silva, a aquando da sua visita ao concelho. os trabalhos estão a decorrer com normalidade e dentro dos prazos previstos de execução. Uma obra que será certamente uma mais valia para a população deste concelho, já que vem dar respostas numa área que apresentava algumas lacunas.
Lar e Creche - ARCA
Lar e Creche - ARCA

Cavez amplia lar e serviço de apoio domiciliário e constrói creche


Outra das IPSS’s do concelho que beneficia deste programa PARES é o Centro Social da Paróquia de Cavez, que actualmente tem em curso a construção de um edifício cujo investimento ultrapassa um milhão de euros e tem a comparticipação de 493 mil euros.
Lar Residencial  - Fundação A.J.Gomes da Cunha
Lar Residencial - Fundação A.J.Gomes da Cunha
Um investimento que viabiliza a construção de uma creche, assim como permite a ampliação do lar de idosos e o aumento do apoio domiciliário. Apresenta-se com valências para acolher 33 crianças, 50 utentes no lar e mais 50 no serviço de apoio domiciliário. Com a construção deste equipamento, prevê-se a criação de 18 novos postos de trabalho, aumentando e garantido as respostas sociais no concelho, com maior incidência naquela freguesia como nas outras limítrofes a esta vila cavezense. O equipamento possuí no entanto, dimensão concelhia.

Lar Residencial nasce em Gondarém

A Fundação A J Gomes da Cunha, cuja actividade está mais direccionada para apoiar as pessoas portadoras de deficiência, tem em mãos um importante projecto, também comparticipado pelo programa PARES. Trata-se da construção de um Lar Residencial para pessoas portadoras de deficiência, que uma vez construído, permite albergar 24 utentes. Uma valência, definida como prioritária no Plano de Desenvolvimento Social de Cabeceiras de Basto e que mereceu a aprovação do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
O Lar Residencial está orçado em 742.599 euros e localiza-se em Gondarém, na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), num edifício em construção junto à Fundação A J Gomes da Cunha, que dinamizada actualmente um Centro de Actividades Ocupacionais, entre outros projectos direccionados para as crianças, jovens e cidadãos portadores de deficiência.

ARCA constrói lar e creche

O lugar de Morgade, da freguesia de Arco de Baúlhe, está em construção um Lar e uma Creche, também financiados no ^mbito do programa PARES.
Trata-se de um equipamento social, cuja construção vem suprimir uma lacuna existente naquela zona sul do concelho e cujo investimento está quantificado em cerca de 1,5 milhões de euros. Este equipamento vai criar 27 postos de trabalho e ficará capacitado para acolher 40 utentes na valência de lar e 45 na valência de creche. A empreitada é compraticipada em mais de um milhão de euros.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.