Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-09-2009

SECÇÃO: Informação

A 3 de Outubro
Doutor Luís Vaz apresenta «As mortes que mataram a monarquia»

Após o lançamento da obra na cidade de Lisboa, o Cabeceirense Doutor Luís Vaz, apresenta ao público no próximo dia 3 de Outubro, pelas 15h00m, neste concelho, a sua mais recente obra. Trata-se de «As mortes que mataram a monarquia», publicada sob a chancela da editora Occidentalis. Do género ficção/romance histórico, esta obra relata ao longo de 170 páginas a passagem da Monarquia à República. “Sabemos que o dia a seguir às revoluções deixa de ser dos revolucionários. Sabemos ainda que a torrente de agravos que caiu sobre Buíça e Costa e sobre a República, atingiu um rebaixamento do nível cívico e provocou a ruptura do convívio entre povos nascidos na mesma Pátria e sujeitos às mesmas Leis. Esta torrente, paradoxalmente, continua ainda em alguns sectores, felizmente com pouca expressão na Sociedade, mantendo a suposição em redor do Partido que combatia a Monarquia e organizações secretas consideradas suas aliadas. Ao tempo, para desacreditar o Partido Republicano. Hoje para desonrar a memória das suas principais referências.

foto
Ora, nem o Partido Republicano controlava as organizações secretas, nem estas decidiam pelo Partido Republicano. E tanto a uma como a outra, não se pode imputar a responsabilidade de fazer desaparecer o Rei. “, pode ler-se na sinopse deste livro que resulta de um trabalho de investigação e que é certamente um contributo positivo para o conhecimento da história nacional.
Ao que apuramos, a cerimónia do lançamento deste livro será presidida pelo Presidente da Autarquia Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto. Confirmadas estão também, as presenças do Dr. Joaquim Couto, Presidente da Casa Académica de Lisboa, assim como, do Professor Doutor Jorge Morais, a quem caberá apresentar o autor e a obra que certamente será do agrado de todos os cabeceirenses.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.