Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-09-2009

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Autarquia prossegue apoio a colectividades e prepara abertura de ano escolar

Sob a presidência do Eng.º Joaquim Barreto, reuniu no passado dia 10 de Setembro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Segundo informação divulgada, dos assuntos tratados, o destaque foi para a decisão do executivo municipal em prosseguir com o apoio às colectividades locais, prática que há largos anos vem adoptando, através do estabelecimento de parcerias que visam apoiar as agremiações no desenvolvimento de acções sócio-culturais, recreativas e desportivas que realizam, contribuindo desta forma para a concretização dos diferentes planos de actividades e para o consequente bem-estar da população.

Desportivo do Arco e Junta de Freguesia de Painzela recebem apoio

Foi atribuído ao Desportivo do Arco de Baúlhe um montante de 2.500 euros. Um apoio que se destina a ajudar a custear as despesas inerentes à beneficiação das infra-estuturas daquele Clube, recentemente levadas a cabo. De referir que o Desportivo do Arco de Baúlhe, é um Clube que há décadas vem assumido um importante papel no fomento da prática desportiva, com especial incidência nas camadas mais jovens da população.
Também à Junta de Freguesia de Painzela, o executivo municipal decidiu prestar apoio técnico e financeiro, no âmbito do levantamento topográfico a efectuar no terreno onde irá localizar-se a futura Capela Mortuária da freguesia.

Câmara indica representantes na Probasto

O executivo decidiu igualmente indicar como representantes da Câmara Municipal, nos órgãos sociais da Probasto – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto, o Presidente, Eng.º Joaquim Barreto, como membro efectivo e como seu substituto, o Vereador Dr. Jorge Machado, que nas faltas e impedimentos será subsituído pela Vereadora Profª Stela Monteiro.

Parcerias estabelecidas no arranque do ano escolar

A Câmara decidiu também, aprovar dois protocolos de colaboração a estabelecer com a Emunibasto e a Fundação A J Gomes da Cunha, no âmbito da candidatura apresentada ao Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, no decurso do ano lectivo 2009/2010.
Ainda no sector educativo, o Município autorizou a prestação de auxílios económicos para o presente ano lectivo, a atribuir aos agregados familiares, mediante os diferentes rendimentos. Aprovou, de igual forma, o Plano de Transportes Escolares para o ano escolar que agora tem início.

Expropriação de terreno viabiliza construção de via

O executivo municipal autorizou ainda a expropriação de uma parcela de terreno, no âmbito da construção da Variante Sul (Lamas- Barbeiro-Sobreira), cuja concretização contribuirá brevemente para a melhoria das cessibilidades a esta vila Cabeceirense, criando simultaneamente novas centralidades e bolsas de desenvolvimento. Na mesma reunião, foi ainda estabelecido um acordo de cedência de terrenos, tendo em vista a passagem da referida via.

Adjudicados lotes na Zona Industrial de Lameiros

Foi autorizada a adjudicação dos lotes número 11, 12, 15, 16 e 17, na Zona Industrial de Vila Nune, cujo loteamento foi recentemente aprovado, reflectindo assim, o dinamismo económico que se sente no concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.