Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-09-2009

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto presente nas Jornadas Europeias do Património

VI(r)VER O PATRIMÓNIO, é o lema das Jornadas Europeias do Património, que decorrem de 25 a 27 de Setembro de 2009.
Em Portugal, o IGESPAR, enquanto coordenador nacional, convidou todas as entidades públicas e privadas que de algum modo estejam relacionadas com o Património, a associarem-se a esta acção, divulgando oportunamente a programação geral das actividades.
Um convite que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto prontamente aceitou e a que deu resposta através da dinamização de várias actividades que constam de um programa europeu e que insidem na música tradicional portuguesa, nas tradições como a desfolhada, mas também na abertura do Núcleo de Arte Sacra, no Mosteiro de S. Miguel de Refojos que apresenta preciosidades nos campos da pintura, maneirismo, escultura e mobiliário litúrgico.
De referir que através do convite VI®VER O PATRIMÓNIO pretende-se este ano chamar a atenção para a experiência integral e para a vivência quotidiana que o Património nos permite, assim como, para o facto de o Património, neste caso na sua expressão física, edificada, fazer parte integrante e activa de toda a actividade humana em todas as suas facetas.

Sensibilizar os povos para a preservação do património

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Segundo informação divulgada, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.
A ideia base da iniciativa consiste em promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural.
Reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade, constituem objectivos destas Jornadas que representam, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.

Programa nacional bem sucedido

De referir que o programa nacional da Jornadas Europeias do Património, tem sido bem sucedido. Em 2008, apresentou cerca de 600 eventos culturais, distribuídos por 483 monumentos/locais de 170 localidades de Portugal Continental e Insular, e contou com a participação de 388 entidades públicas e privadas. Tem-se verificado um incomparável acréscimo do número de entidades participantes nas Jornadas Europeias do Património, bem como uma maior abrangência geográfica do Programa Nacional. De referir que este acréscimo representa um progressivo reconhecimento nacional da importância do projecto europeu, bem como a clara adesão a esta iniciativa coordenada pelo IGESPAR.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.