Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-08-2009

SECÇÃO: Informação

Autarquia Cabeceirense inaugura obras em Pedraça

O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, deslocou-se no dia 30 de Agosto à freguesia de Pedraça, deste concelho para proceder à inauguração das obras de ampliação do Cemitério da localidade, bem como da criação da Área de Lazer de Águas Santas.

Águas Santas, uma fonte secular
Águas Santas, uma fonte secular
Trata-se de um investimento global, que ronda os 50 mil euros, efectuado em duas importantes obras para a freguesia e há muito ansiadas pela população local.
No caso da ampliação do cemitério, esta era uma necessidade há muito reivindicada pelos Pedracense que desta forma, e com o apoio da Junta de Freguesia, viram resolvida uma preocupação antiga.
Os Presidentes da Câmara, Junta e Assembleia Municipal descerraram a placa de inauguração desta obra que dignifica este espaço histórico do concelho
Os Presidentes da Câmara, Junta e Assembleia Municipal descerraram a placa de inauguração desta obra que dignifica este espaço histórico do concelho
Após a romagem ao cemitério, teve lugar a benção do espaço e o descerramento da placa inaugural alusivo ao mesmo. Na ocasião, o Presidente da Junta de Freguesia enalteceu o trabalho feito em parceria com a Câmara de Cabeceiras de Basto, que desta forma, resolve um problema antigo. Por sua vez o edil cabeceirense, perante dezenas de pessoas que se deslocaram ao local, disse tratar-de de mais uma obra feita em cooperação com a Junta de Freguesia, que desta forma concretiza mais uma pretensão.

Águas Santas, um novo espaço de lazer e recreio

Águas Santas tem agora mesas e equipamento de apoio propícias ao lazer
Águas Santas tem agora mesas e equipamento de apoio propícias ao lazer

No caso da criação de uma área de Lazer em Águas Santas, cuja construção implicou serviços de máquina, pavimentação em cubos, colocação de mesas e de diversos materiais de apoio, assim como o melhoramento dos acessos áquele importante lugar da freguesia, foi possível beneficiar um espaço devoluto, transformando-o num espaço aprazível e acessível a todos.
A ampliação do cemitério de Pedraça recebeu a benção do Pároco da Freguesia, em cerimónia  onde estiveram presentes os Presidentes da Câmara, Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia, demais autarcas e populares
A ampliação do cemitério de Pedraça recebeu a benção do Pároco da Freguesia, em cerimónia onde estiveram presentes os Presidentes da Câmara, Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia, demais autarcas e populares
Reza a história, que D. Sancho terá visitado esta nascente quando se deslocou a Santa Senhorinha de Basto, em cumprimento de uma promessa para as melhoras do seu filho Afonso. Trata-se de uma nascente que brota, desde tempo imemoriais, de uma enorme rocha granítica, uma preciosa água tida como dos mais salutares efeitos, no tratamento de várias doenças. É portanto, uma água sulforosa, outrora propriedade do Reverendo Padre-Mestre Baltasar Veloso de Sequeira. A importância desta nascente era tal, que em meados do Séc. XIX o Reverendo cedeu terreno, para que o Município aí construísse um balneário e uma hospedaria destinados aos visitantes destas águas com efeitos medicinais. Registos indicam que entre 1846 e 1850, a nascente foi visitada por uma média anual de 1800 pessoas. Com o tempo, a afluência a estas Águas Santas foi diminuindo. Afluência esta, que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Pedraça, pretendem doravante aumentar, com a criação de condições para que os visitantes possam fruir deste espaço natural, aprazível e histórico.
A inauguração destas duas obras obras terminou em clima de festa, tendo sido serviço um almoço a todos os presentes, que confraternizaram na freguesia.
foto
















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.