Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-08-2009

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto

Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos praticamente concluído
Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos praticamente concluído
ESTÃO EM CURSO GRANDES INVESTIMENTOS NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO E VIAS DE COMUNICAÇÃO

Um pouco por todo o concelho apercebemo-nos da grande quantidade de investimentos em curso. Com efeito, se analisarmos o Plano de Actividades da autarquia para o corrente ano verificamos que aqueles investimentos correspondem a compromissos assumidos pela Câmara Municipal e que agora têm o seu desenvolvimento. Segundo fonte da autarquia Cabeceirense, muitos deles ficarão concluídos a breve prazo, enquanto que outros só ficarão ao serviço dos Munícipes nos próximos meses. Nada que não estivesse previsto. De resto, o Plano de Actividades refere-se ao ano civil 2009 e «não obedece a qualquer outro calendário, por muito jeito que pudesse dar a algumas pessoas», afirmou a mesma fonte.
Obra de substituição da Escola EB 2,3 de Refojos em execução
Obra de substituição da Escola EB 2,3 de Refojos em execução

Variante Sul

A construção da variante Sul teve início no final do passado mês de Junho e avança a bom ritmo. Trata-se de uma via estruturante que vai ligar o lugar de Lamas, na freguesia de Alvite, à Sobreira, na freguesia de Refojos de Basto. Esta nova estrada virá descongestionar o troço final da EN 205 entre o Arco de Baúlhe e a Vila de Cabeceiras de Basto, permitindo uma maior fluidez do tráfego e maior segurança rodoviária. Por outro lado, a construção desta estrada vai permitir o desenvolvimento de mais uma área do território de Cabeceiras de Basto criando condições para a expansão urbana da vila.
Prolongamento da Rua Dr. Agostinho Moutinho em execução
Prolongamento da Rua Dr. Agostinho Moutinho em execução


Prolongamento da Rua Dr. Agostinho Moutinho

Bem no coração da vila de Cabeceiras de Basto, a Câmara Municipal está a proceder aos trabalhos de prolongamento da Rua Dr. Agostinho Moutinho, entre a Rua Dr. Jerónimo Pacheco e as traseiras do Posto de Turismo. Trata-se de uma intervenção que visa facilitar a circulação de veículos na confluência das citadas ruas com a Praça da República, aumentando a segurança rodoviária. Para além da abertura e pavimentação da nova estrada está também prevista a construção de um parque de estacionamento, o reperfilamento e construção de baías de estacionamento na actual rua. Esta intervenção implica a construção de uma passagem superior sobre a Ribeira de Penoutas.
Variante sul começa a ganhar forma
Variante sul começa a ganhar forma

Escola Básica 2, 3 de Cabeceiras de Basto

A substituição integral da Escola EB 2,3 de Cabeceiras de Basto teve início no passado dia 26 de Junho tendo, até esta data, sido demolidos alguns dos velhos pavilhões e iniciada a construção do novo edifício. Neste momento decorrem, em simultâneo com as demolições, a execução das fundações do bloco virado a nascente. A empresa construtora tem vindo também nesta fase a instalar edifícios provisórios para o desenvolvimento de todas as actividades lectivas. Para o ano lectivo que vai iniciar-se no próximo dia 14 de Setembro, a escola tem preparado em colaboração com a Câmara Municipal um conjunto de alternativas que visam minorar os efeitos das obras que decorrerão durante os próximos meses. São quatro milhões de investimento que permitirão construir uma escola moderna para o futuro dos nossos filhos.
Máquinas rompem melhor acesso à Zona Industrial de Vila Nune
Máquinas rompem melhor acesso à Zona Industrial de Vila Nune


Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos

Praticamente concluído este novo Centro Escolar, na Vila de Cabeceiras de Basto, agora designado Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, em homenagem ao ilustre Cabeceirense que se notabilizou através da composição musical e do ensino, vai entrar em funcionamento no próximo dia 14 de Setembro. Com efeito, este novo equipamento escolar, visitado recentemente pelo primeiro-ministro, José Sócrates, corresponde ao que estava previsto na Carta Educativa integrando no mesmo espaço o pré-escolar e o ensino básico do 1º ciclo. São 18 salas para o 1º ciclo e 4 salas para o pré-escolar onde não faltam todos os restantes espaços como cantina, biblioteca, gabinetes, sala de multideficiência, espaços exteriores cuidados com recreios e campos de jogos, entre outros. O investimento ultrapassa 3,5 milhões de euros e permitirá a construção de uma escola para o futuro, moderna e bem apetrechada.

Estrada de acesso à Zona Industrial de Vila Nune

Criada a Zona Industrial de Vila Nune a autarquia está agora a construir um acesso rápido que permita boas condições de circulação para todo o tipo de viaturas. O rompimento mostra já a dimensão da obra que vem assim dar resposta à necessidade de, a partir da EN 210, se chegar rapidamente àquela Zona Industrial. Refira-se que há já vários interessados para se instalarem ali, sendo a Bioeléctrica – EDP Produção a empresa que adquiriu ali um terreno para a construção da Central de Biomassa de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.