Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-08-2009

SECÇÃO: Informação

Em Moimenta
Antiga escola acolhe Espaço de Convívio e de Lazer

O lugar de Moimenta, na freguesia de Cavez, tem em funcionamento desde o dia 2 de Agosto, um novo espaço de apoio à comunidade. Trata-se do Espaço de Convívio e de Lazer, instalado na antiga escola daquela localidade encerrada recentemente, que agora reabre à população com uma nova funcionalidade. Este equipamento foi inaugurado pelo Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, que estava acompanhado pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, pelos vereadores Dr. Jorge Machado e Profª Stela Monteiro, pelo Presidente da Junta de Freguesia do Cavez, Augusto Teixeira, demais autarcas, técnicos e convidados, que se associaram a esta iniciativa que tem como objectivo principal criar estruturas que contribuam para combater o isolamento e promover a qualidade de vida, sobretudo das pessoas mais idosas do concelho.

Um novo espaço ao serviço das pessoas
Um novo espaço ao serviço das pessoas

Recuperar e devolver à população

Na oportunidade, o Presidente da Autarquia de Cavez, enalteceu esta iniciativa da Câmara Municipal, que desta forma recupera um edifício devoluto e o devolve à população, renovando a sua função social, formativa e educativa no seio desta comunidade de Moimenta.
Por sua vez, o Eng.º Joaquim Barreto, referiu a importância destes espaços, que a Câmara Municipal, com a colaboração da Empresa Basto Solidário e das Juntas de Freguesia, tem vindo a instalar na maior parte das freguesias do concelho dada a realidade sociológica existente, que se caracteriza por um número crescente dos grupos etários mais idosos. O Presidente da Câmara realçou que esta infra-estrutura é reflexo da atenção que a Câmara dá às realidades do concelho, procurando ir de encontro à satisfação de um sector numeroso da população, que são os mais idosos, considerando ser um dever de quem tem responsabilidades. Sensibilizado para os problemas das franjas da população mais débeis, o autarca referiu que nestes espaços, as pessoas podem, numa relação de convívio e de lazer e mais humanizada, ter actividades e ocupações que lhe permitam uma melhor qualidade de vida. Deu como exemplo as actividades artesanais, a ginástica, a música, a natação, a hidroginástica, a prestação de cuidados primários de saúde, os jogos de mesa e a leitura, entre outras actividades que ali podem ser promovidas no sentido de dinamizar este Espaço agora aberto ao público.
Segundo informação divulgada, incentivar a participação e potenciar a inclusão social, fomentar as relações interpessoais e integeracionais e contribuir para retardar ou evitar a institucionalização, são também objectivos desta nova estrutura que tem capacidade de resposta para 25 utentes, estando já inscritos 15 para frequentar aquele ECL, de Segunda a Sexta-feira, das 14h00m às 17h30m.
Este espaço de convívio e de lazer localiza-se na antiga Escola de Moimenta, recuperada para o efeito e no qual foram investidos 20,000 Euros. O salão encontra-se devidamente apetrechado com mesas, aquecimento, televisor, meios audiovisuais, casa de banho e copa, reunindo condições para momentos de confraternização.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.