Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-08-2009

SECÇÃO: Informação

Idosos de Cabeceiras de Basto conviveram na Cabreira

A participação de largas centenas de séniores
A participação de largas centenas de séniores
Decorreu no dia 26 de Julho, ao longo de todo o dia, a Festa Sénior de Cabeceiras de Basto. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto organizada pela empresa municipal Basto Solidário, SA., com a colaboração da EMUNIBASTO e das Juntas de Freguesia locais, que levou até ao Complexo Florestal da Veiga, na freguesia de Bucos, largas centenas de idosos provenientes de várias localidades do concelho.
Presidente da Câmara e Vereador cumprimentando os séniores
Presidente da Câmara e Vereador cumprimentando os séniores
Os idosos foram chegando àquele local a partir das 10h30m da manhã, onde se instalaram na área de lazer especialmente preparada para o efeito, enquanto aguardavam a missa campal celebrada pelo pároco da freguesia de Bucos e de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), Padre Avelino Vilela, que contou com a colaboração dos grupos corais das referidas paróquias.
Seguiu-se o almoço convívio. Espalhados por mais de uma centena de mesas, aos séniores de Cabeceiras de Basto foi proporcionado um lauto almoço servido pelo pessoal das empresas municipais e da Câmara Municipal, bem como de alguns voluntários que se associaram à festa.

A alegria invadiu a festa
... e as anedotas
... e as anedotas

A boa disposição, a alegria e o humor marcaram presença nesta festa convívio que após o almoço continuou com animação musical. Ao palco subiram algumas pessoas para contar anedotas, bem como, o Grupo Musical do Centro Académico de Braga – Cabçudos, que através do INATEL, participaram e deram mais ânimo a esta jornada sénior. Acompanhados por alguns tocadores de concertina, acordeão e cavaquinho, as músicas, umas ensaiadas, outras trazidas de improviso, animaram o terreiro e abriram o bailarico no qual participaram alegremente as pessoas.
A animação musical sempre presente
A animação musical sempre presente
Um lanche convívio oferecido a todos os presentes, encerrou a jornada, transformada num dia diferente e marcada por momentos especiais de convívio e ocupação dos tempos livres, no combate ao isolamento e à monotonia a que muitos estão entregues.
As condições atmosféricas contribuiram também para o êxito desta iniciativa, realizada num local aprazível em plena serra da Cabreira, onde o clima em tempo de Verão é mais fresco e muito agradável, sobretudo para esta faixa etária da população.
A missa campal
A missa campal
Na oportunidade, o Presidente da Câmara saudou os presentes, referindo que esta acção se insere na política social do município que, através da dinamização de iniciativas como esta, pretende contribuir para a auto-estima da população mais idosa, para o fomento do convívio, ocupação de tempos mais livres e combate à solidão.
Presentes estiveram também o Vereador da Acção Social, Dr. Jorge Machado, a Vereadora da Cultura, Profª Stela Monteiro, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira e demais autarcas que ali se deslocaram para partilhar um dia diferente com a população sénior do concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.