Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-08-2009

SECÇÃO: Informação

Zona envolvente do Cemitério de Refojos alvo de arranjo urbanístico

O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, presidiu no dia 25 de Julho de 2009, à cerimónia de inauguração do arranjo urbanístico da envolvente do cemitério municipal de Refojos de Basto.
Uma obra que incidiu na realização de movimentos de terras, construção de muros de pedra, pavimentos, ajardinamento, colocação de mobiliário urbano, de rede de águas pluviais, de tubagens e acessórios, bem como de infra-estruturas e mão de obra, trabalhos estes, que representam um investimento total de 202.957,63 euros.

Uma nova envolvente ao cemitério
Uma nova envolvente ao cemitério
Na oportunidade o edil Cabeceirense, que se fez acompanhar pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, dos vereadores, do Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, bem como de outros autarcas, visitou também o edifício de apoio àquela necrópole, que integra espaços de arrumos e sanitários, uma construção orçada em 14 mil euros.
Estas duas obras enquadram-se na política definida por este executivo de qualificar os espaços urbanos, embelezando-os e dotando-os de condições de apoio às necessidades da população.

Valorização de um espaço devoluto
Cemitério de Refojos dotado de instalações  sanitárias
Cemitério de Refojos dotado de instalações sanitárias

De referir que a beneficiação da zona envolvente ao Cemitério de Refojos, foi feita nas imediações do Centro Hípico e do Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, neste concelho, zona aprazível dotada de um conjunto de equipamentos e infra-estruturas integradas com a natureza que fazem deste espaço verde, um local de excelência para o lazer e a ocupação dos tempos livres.
De referir que os arranjos ora concluídos, representam uma nova etapa nequela zona localizada no perímetro da vila, outrora desaproveitada e que com a construção do Centro Hípico e do Centro de Educação Ambiental, ganhou uma nova dinâmica e apresenta-se hoje, como um dos locais mais procurados do concelho, seja pelos Cabeceirenses, seja pelos milhares de visitantes que durante o ano ali se deslocam para ocupar de forma salutar os seus tempos de lazer.
Por sua vez, a reformulação dos arruamentos envolventes ao Cemitério Municipal de Refojos, contribui também para melhorar a acessibilidade a esta necrópole, onde passam a estar definidos os locais de estacionamento, iluminação, as zonas pedonais e de estar, garantindo desta forma, mais qualidade no acesso aos serviços colectivos territoriais.
Em suma, esta qualificação territorial tem por base melhorar as infra-estruturas de utilização colectiva, através da criação e construção de equipamentos de suporte às principais funções públicas e de apoio ao desenvolvimento.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.