Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-08-2009

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto adere ao Plano Nacional de Leitura

Oito concelho do distrito de Braga, entre os quais Cabeceiras de Basto representado pela Vereadora da Educação Profª Stela Monteiro, assinaram no dia 20 de Julho, protocolos de adesão ao Plano Nacional da Leitura.

Vereadora Stela Monteiro assinando o protocolo
Vereadora Stela Monteiro assinando o protocolo
Uma cerimónia que decorreu na cidade de Braga, integrada no 1º Fórum Ibero-Americano de Literacia/16ªConferência Europeia de Leitura e à qual presidiu Teresa Calçada, coordenadora da rede das Bibliotecas Escolares e Vice-Comissária do PNL.
De referir que a adesão do município ao PNL, vai permitir desde já que o plano chegue mais rapidamente e enriquecido às escolas do 1º ciclo.
O PNL abrange as escolas EB2,3 e a colaboração deste e de outros municípios vai permitir, num esforço conjunto, criar meios e ambientes capazes de favorecer a leitura e que valorizen o livro e a escrita. “É preciso fazer leitores” disse na ocasião Teresa Calçada, realçando também o papel da escola, e a sua soberania assim como dos seus professores na utilização de métodos e de livros a utilizar nas aulas.
Ao PNL cabe aconselhar e apoiar as escolas para que comprem vários exemplares de um mesmo livro, facilitando desta forma o trabalho dentro da sala de aula.
O envolvimento das autarquias está a ser feito caso a caso, sendo que o objectivo principal deste protocolo é elevar o nível de literacia dos portugueses.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.