Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-07-2009

SECÇÃO: Informação

Delegação de Cabeceiras de Basto visitou Rives

Uma delegação de Cabeceirenses, visitou nos dias 4 e 5 de Julho de 2009, o Município de Rives, localizado na região de Grenoble, em França. Uma visita efectuada no âmbito da geminação estabelecida no ano passado, entre aquela localidade gaulesa e a freguesia de Refojos de Basto.
Os Presidentes da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Junta de Freguesia de Refojos de Basto, Eng.º Joaquim Barreto e Francisco Alves, respectivamente, bem como, Vereadora da Cultura Profª Stela Monteiro, a que se associaram o Grupo de Cavaquinhos da Raposeira, participaram neste encontro de culturas, cuja realização serviu uma vez mais, para promover a aproximação entre os povos e ajudar a construir uma Europa das e para as pessoas.

"A Europa faz-se com as pessoas" realçou o autarca de Rives que considera muito positivos estes encontros de culturas
"A Europa faz-se com as pessoas" realçou o autarca de Rives que considera muito positivos estes encontros de culturas
O programa começou no dia 4 de Julho, com a recepção na “Mairie” de Rives, seguindo-se uma almoço de confraternização entre portugueses e franceses. A visita a um lar de idosos fez igualmente parte do programa, ocasião em que foi proporcionado um espectáculo de dança e música aos utentes, familiares e funcionários daqueles equipamento social, por vários grupos presentes, entre os quais os Cavaquinhos da Raposeira, cuja interpretação melodiosa, registou o agrado de mais de uma centena de pessoas.
A jornada terminou com um festival internacional de dança e música onde participaram diversos grupos provenientes de vários cantos do mundo que proporcionaram um espectáculo cheio de cor e de muita alegria, apresentando os trajes e as danças usuais nos seus países de origem.
Também a interpretação do grupo português registou o agrado do numeroso público presente, que ficou surpreendido pela qualidade do grupo e pela harmonia das cantigas que interpretaram, dando a conhecer um outro género musical da cultura popular portuguesa.
"Os Cavaquinhos da Raposeira" foram o grupo convidado
"Os Cavaquinhos da Raposeira" foram o grupo convidado
O programa encerrou no dia 5 de Julho, com mais um episódio de convívio que juntou portugueses e franceses, terminando com muita satisfação, mas também, alguma nostalgia.
De referir que esta iniciativa apoiada pela “Mairie” de Rives, que na pessoa do seu presidente Prof. Alain Dezempte e de vários conselheiros municipais, marcaram presença nos diferentes actos previstos do programa, impecavelmente organizados pela Associação Grupo Folclorike Português de Rives.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.