Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-07-2009

SECÇÃO: Informação

Autarquia Cabeceirense e Exército Português assinam protocolo pioneiro no país

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e o Exército Português estabeleceram no dia 16 de Julho, um protocolo de colaboração tendo em vista divulgar a prestação do Serviço Militar, no Município, bem como prestar esclarecimentos e cooperar no que respeita aos assuntos de natureza militar.
O presente protocolo, assinado em cerimónia singela realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante autarcas, técnicos e funcionários, tem como objectivo divulgar no SAU - Serviço de Atendimento Único Municipal, as condições inerentes à prestação de Serviço Militar em regime de voluntariado e em regime de contrato. Visa, ainda, a prestação de esclarecimentos quanto ao Recenseamento Militar, ao Dia da Defesa Nacional, à emissão de Certidões Militares, Segundas vias de Cédulas Militares, Contagem do Tempo de Serviço, requerimentos para Complemento de Pensão e Reforma (ex-combatentes), entre outros requerimentos, que estarão a partir de agora acessíveis, nesta Autarquia. Trata-se por isso, de um protocolo que é o primeiro a estabelecer entre a Instituição Militar, neste caso o Exército Português e o Poder Local, que durante três meses será posto à prova.

Câmara e Exército estabelecem parceria
Câmara e Exército estabelecem parceria
De acordo com as cláusulas estabelecidas no documento, cabe ao Exército dar formação aos recursos humanos da autarquia sobre as matérias referidas, disponibilizar meios de divulgação, definir circuitos de articulação tendo em vista a eficácia e a qualidade do atendimento, recorrendo às novas tecnologias, bem como, colaborar com a Câmara Municipal na organização de eventos culturais, recreativos e desportivos que contribuam para a divulgação do Serviço Militar. Por sua vez, à Câmara Municipal compete, prestar os referidos serviços, fornecendo ao Exército os esclarecimentos que vierem a ser solicitados e elaborando registos dos destinatários das acções de divulgação.

Prestar mais e melhores serviços
Major General Jorge Santos considerou esta, uma  nova oportunidade profissional para os jovens
Major General Jorge Santos considerou esta, uma nova oportunidade profissional para os jovens

Um trabalho desenvolvido de forma gratuíta com o objectivo primeiro de prestar mais serviços, informar os jovens do concelho e colaborar no recrutamento de pessoas para servir o Exército, ingressando e abrindo portas para uma carreira militar dentro das Forças Armadas. É por isso, uma “nova oportunidade” que se abre aos jovens, disse na ocasião o edil Cabeceirense, que além de agradecer a confiança que o Exército depositou na Autarquia, reconheceu a qualidade dos serviços que a Instituição Militar presta aquém e além fronteiras, dignificando o país e os portugueses. O Exército é hoje uma instituição moderna, com excelentes profissionais e que os cabeceirenses admiram.
Na oportunidade, o Major General Jorge Santos, realçou a colaboração exemplar que esta Câmara Municipal tem demonstrado para com a Instituição Militar, considerando este como mais um desafio, que se traduz também numa nova oportunidade para os jovens cabeceirenses e revela uma nova forma de recrutamento a desenvolver pelo Exército, através do aproveitamento de sinergias em prol de uma prestação de serviços mais próxima das pessoas. Referiu ainda, que apesar do vínculo laboral ser mínimo – cerca de 7 anos – o facto é que durante este período será dada formação aos jovens inscritos, o que contribuirá futuramente para uma melhor integração no mercado de trabalho.
Na cerimónia estiveram ainda presentes, por parte do Exército, além do Director da Direcção de Obtenção de Recursos Humanos, Major-General, Jorge de Jesus dos Santos, o Chefe de Repartição de Imagem e Controlo das Obrigações Militares da DORH, Tenente-Coronel, Cesário Filipe Teixeira da Rocha, o Chefe de Recrutamento de Braga, Tenente-Coronel, Luís Filipe Gomes Salgado.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.