Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-06-2009

SECÇÃO: Informação

«Outros Olhares» no Museu Terras de Basto

foto
Filipe Romão apresentou colectânea de fotografias

O artista e fotógrafo Filipe Romão, de Sintra, apresentou ao público um outro olhar sobre o Museu Terras de Basto, captado pela objectiva da sua câmara fotográfica aquando de uma deslocação ao concelho de Cabeceiras e àquele espaço cultural municipal, localizado na vila de Arco de Baúlhe.
Desde 21 de Abril, o Espaço «Viajar, Viajar» acolhe até ao dia 4 de Julho, uma colectânea de fotografias, reveladoras de um olhar sobre o património existente naquele Museu. Um olhar de gente de fora, que com sensibilidade e mestria captou o esplendor do nosso património.
Na exposição Outros Olhares, o artista partiu de um desafio que lhe foi apresentado pela Directora/Conservadora do Museu das Terras de Basto, em Arco de Baúlhe. Com base na sua visão fotográfica, foi-lhe sugerido fazer uma interpretação de espaços e objectos que se encontram dentro da área do Museu. Um desafio que prontramente aceitou e que segundo o artista, que assumiu a escolha da imagem a cores, o mais próximo possível da realidade, o levou “a captar cada momento enquadrado, que nos transporta para situações especificas, que faz apelo à memória e provoca no espectador um recriar em si, por via da imaginação de cada um, momentos que possam ter sido ali vividos, nesse banco, por uma mala de viagem, em linhas paralelas, que parecem nunca se encontrar… as cortinas das janelas, que tantas vezes se abriram e fecharam….”.
Uma magnífica exposição apresentada por este jovem artista português, domina as áreas da pintura, escultura e fotografia e apresenta no seu currículo uma vasta experiência, materializada nas diversas exposições colectivas e individuais em que participou, bem como, nos diversos prémios e distinções que alcançou.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.