Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-06-2009

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto distingue militares

O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, procedeu no dia 27 de Junho, em cerimónia solene realizada no Salão dos Paços do Concelho, à imposição das Medalhas de Ouro de Mérito Público aos militares, Major de Cavalaria José Miguel Peralta Pimenta; Tenente Coronel Jocelino Bragança Rodrigues; Major-General José Alberto Martins Ferreira e Regimento de Engenharia Nº 3, de Espinho (a quem foi entregue apenas a deliberação do Município em virtude de já ter sido entregue a Medalha de Ouro de Mérito Público, aquando do Dia da Unidade realizado em Espinho) .
Uma cerimónia que contou com a presença de autarcas, militares e população em geral que se associaram a este acto, que visa reconhecer publicamente a acção desenvolvida por estes cidadãos ao serviço da instituição militar, que diginificam o país aquém e além fronteiras e da qual resultam benefícios directos ou indirectos para as populações.

«Uma honra ter
os militares entre nós»

O exército reconheceu a distinção dos cabeceirenses e entregou ao Município um testemunho da sua passagem pelo Kosovo
O exército reconheceu a distinção dos cabeceirenses e entregou ao Município um testemunho da sua passagem pelo Kosovo

O autarca sublinhou a importância deste dia para o Município Cabeceirense, que desta forma manifesta a sua gratidão e reconhecimento pela acção desenvolvida por estes militares, que muito orgulham o país e os cabeceirenses. Acção esta, assente numa cooperação permanente e num relacionamento profícuo. A Câmara Municipal não pode por isso, ficar indiferente à acção desenvolvida e ao apreço manifestado pela população para com a instituição militar, com quem conviveu mais de perto em 2008, aquando da preparação do exercício de aprontamento para a Missão levada a cabo no Kosovo. Recorde-se que Cabeceiras de Basto foi o palco de vários treinos, envolvendo a comunidade e as entidades/instituições locais, revelando-se uma experiência única para os cabeceirenses, lembrou o edil, que considerou “uma honra ter os militares entre nós”. A homenagem prestada reflecte assim, o reconhecimento e o respeito que este Município tem para com o Exército Português. A sua passagem por Cabeceiras de Basto é reveladora da entrega à causa pública, da dedicação, do calor humano destes militares, quer na preparação de missão de paz para o Kosovo, quer nos trabalhos de engenharia realizados na Pista para Aeronaves de Cabeceiras de Basto, localizada na freguesia de Abadim. Pista esta, onde foi desenvolvido um intenso trabalho, levado a cabo em condições por vezes adversas, mas que foi revelador do esforço e da entrega de todos os militares que durante meses ajudaram a concretizar este projecto municipal com dimensão regional. O trabalho desenvolvido pelo RE3 fica assim, materializado nesta Pista, de grande importância para o concelho e para a região.

RE3, distinguido por acção notável ao serviço das populações
RE3, distinguido por acção notável ao serviço das populações
Iniciativa da sociedade civil honra instituição militar

Por sua vez, o Major General Martins Ferreira, no uso da palavra, enalteceu esta iniciativa da Câmara Municipal, uma iniciativa da sociedade civil que muito honra a instituição militar, já que a sua missão primeira é servir, servir bem e servir as pessoas, contribuindo para a melhoria das suas condições sócio-económicas. Esta região do Minho é uma referência, de bom relacionamento e de solidariedade entre militares, sociedade civil e entidades, realçou o militar, que terminou dizendo que o Exército é hoje uma instituição moderna, assente em princípios e valores, que desenvolve missões de paz em vários pontos do mundo, mas que também apoia o desenvolvimento de projectos em solo português, contribuindo assim para melhorar as condições de vida das pessoas. É por isso uma honra receber esta distinção, concluiu.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.