Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-06-2009

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
EXECUTIVO APROVA APOIO FINANCEIRO PARA PROJECTO NO MUNICÍPIO DA BOA VISTA, CABO VERDE

Na sua reunião do passado dia 19 de Junho, o executivo camarário aprovou, por unanimidade, a concessão de um apoio financeiro de dois mil e quinhentos euros ao Município da Boa Vista, da República de Cabo Verde, que se destina a comparticipar um projecto de modernização da sinalização rodoviária da ilha da Boa Vista.
Segundo informação divulgada, esta decisão, apadrinhada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, surge na sequência da celebração de um protocolo de cooperação e geminação entre esta autarquia e aquele Município Cabo-verdiano, ocorrida no passado mês de Março. Com efeito, ficou desde logo assumida no referido protocolo a vontade de desenvolver ao máximo as relações entre os dois Municípios, nomeadamente através da participação em projectos de desenvolvimento local, como forma de consolidar a amizade e a solidariedade entre os Povos Português e Cabo-verdiano.

Paróquia de Refojos lembra o compositor Padre Dr. Joaquim Santos

O executivo aprovou igualmente, por unanimidade, um apoio financeiro de 1.810,00 euros à Paróquia de Refojos para custear as despesas de organização da comemoração do primeiro aniversário da morte do compositor Padre Dr. Joaquim Santos, através da participação dos Coros de Antime, Fafe, de Joane, Vila Nova de Famalicão e do Coro de Chaves na animação litúrgica das missas dominicais de 14 e 28 de Junho e ainda de 11 de Julho na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. De referir que o Dr. Joaquim Santos, um Cabeceirense, natural de Riodouro, faleceu no dia 24 de Junho de 2008, aos 72 anos. Foi um compositor genial na criação e composição musical e instrumental, reconhecido internacionalmente, tendo realizado inúmeros concertos dentro e fora do país.

Autarquia e Bombeiros estabelecem parceria

Na reunião a Câmara Municipal aprovou ainda a celebração de um protocolo entre a autarquia e os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses que visa garantir a assistência à Pista para Aeronaves de Cabeceiras de Basto, licenciada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil em Junho e que recebeu já no dia 27, sábado, um encontro de aeronaves ultraleves para marcar o início da actividade desta infra-estrutura.

Toponímia para
ruas e praças

A Câmara Municipal aprovou também nesta reunião uma proposta da Comissão Municipal de Toponímia para atribuição de topónimos às ruas e praças das Vilas de Cabeceiras de Basto, Arco de Baúlhe e Cavez. Esta proposta trabalhada pela Comissão que integra também os Presidentes de Junta das freguesias envolvidas, vai permitir identificar claramente os arruamentos urbanos das três vilas do concelho tornando a vida dos residentes mais facilitada, bem como uma melhor e mais rápida distribuição do correio. A segunda fase deste trabalho vai ter início de seguida com a atribuição dos números de polícia.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.