Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-06-2009

SECÇÃO: Informação

Geminação
Delegação de Cabeceiras de Basto visitou Neuville-sur-Saône

Uma delegação de Cabeceirenses deslocou-se a Neuville-Sur-Saône, para participar na feira do 1º de Maio, que anualmente decorre naquela localidade francesa, bem como para efectuar uma visita técnica a diferentes equipamentos e serviços existentes naquele município. Uma iniciativa inserida nas várias acções previstas para o ano em curso por parte dos Municípios de Cabeceiras de Basto e Neuville-Sur-Saône no âmbito da geminação estabelecido há uma década atrás.

Na câmara de Neuville a comitiva posou para a fotografia
Na câmara de Neuville a comitiva posou para a fotografia

A comitiva composta por técnicos municipais a desempenhar funções nas áreas da arquitectura, animação, cultura, acção social, turismo e emprego, teve acesso a um programa diversificado que lhe permitiu inteirar-se das realidades sócio-culturais e económicas, bem como da orgânica daquele Município da região de Lyon e desta forma partilhar experiências e apreender conhecimentos.
Neste âmbito, e após ter sido recebida na Câmara Municipal pelo Presidente da edilidade, Jean-Claude Ollivier, a comitiva partilhou pontos de interesse nas diferentes àreas ali representadas, seguindo-se uma visita à Casa dos Jovens e da Cultura, onde foi feita uma apresentação das actividades desenvolvidas. A visita acompanhada aos equipamentos e ao património existente no centro daquela vila, com destaque para o restauro da igreja, a visita à biblioteca, ao infantário, à escola primária, à residencial de idosos e ao liceu, fez igualmente parte do programa. A jornada terminou com um jantar convívio onde marcaram presença não só a equipa portuguesa e o Presidente de Neuville-Sur-Saône, como também eleitos da delegação alemã de Alpirsbach, que estão igualmente geminados com aquela localidade francesa e que também, anualmente participam neste certame organizado naquela vila gaulesa.
O segundo dia da visita, ficou assinalado pela participação de Cabeceiras de Basto, na Feira do 1º de Maio que ali se realiza anualmente e onde o Município Português marca presença há vários anos, fruto da geminação estabelecida, promovendo e divulgando as potencialidades locais além fronteiras, seja ao nível do património edificado e natural, seja ao nível dos equipamentos, da cultura ou dos produtos endógenos, nomeadamente o mel, o vinho, o fumeiro e o artesanto.

Neuville, ponto de encontro, de partilha e de confraternização

Segundo informação divulgada, a participação da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto naquele certame, tal como já é habitual, rapidamente se transforma num ponto de encontro, de partilha e de confraternização entre portugueses e franceses, fazendo jus ao espírito de geminação subjacente a estas duas localidades.
No último dia da visita, a comitiva participou ainda numa reunião de trabalho tendo em vista preparar a deslocação que uma delegação de Neuville-sur-Saône fará a Cabeceiras de Basto, no próximo mês de Setembro, no âmbito das Festas do Concelho, bem como a sua participação na AGRO-Basto, certame de actividades económicas de Basto, onde os franceses farão a apresentação das suas potencialidades e dos seus produtos.
A jornada ficou ainda assinalada pela promoção de um almoço convívio nas famílias portuguesas de acolhimento, que serviu uma vez mais para actualizar informação sobre a terra natal, trocar impressões sobre os modos de vida e “matar” saudades antes de regressar a Portugal.
No final, era visível a satisfação da comitiva cabeceirense que disse, terem sido uma vez mais cumpridos os objectivos da geminação estabelecida há mais de uma década e da qual, a cada encontro promovido, saem reforçados os laços de amizade entre estes dois povos que vivem numa Europa que se pretende cada vez mais forte e solidária.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.