Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-06-2009

SECÇÃO: Informação

Saúde para todos? Foi tema de debate
Saúde para todos? Foi tema de debate
Festa da Saúde e da Solidariedade encerra com balanço positivo

Realizou-se uma vez mais a Festa da Saúde e da Solidariedade. Uma iniciativa que decorreu de 22 a 24 de Maio e que durante três dias proporcionou a centenas de pessoas, o acesso a rastreios gratuítos, assim como a um conjunto de actividades lúdicas e desportivas, que envolveram não só a população local, mas também de outros concelhos limítrofes, transformando Cabeceiras de Basto, num Município mais Saudável.
Neste âmbito, meia centena de entidades deram corpo a um evento muito participado, que envolveu crianças, jovens e menos jovens, em actividades diversas, em palestras, em acções de sensibilização, entre outras iniciativas, promovidas com o intuito de alertar a população para a necessidade de adoptar hábitos de vida mais saudáveis.
As crianças aderiram à iniciativa
As crianças aderiram à iniciativa
Assim, ao mesmo tempo que naquele espaço multiusos do Mercado Municipal, foram promovidas sessões informativas alusivas a temas como os «cuidados continuados integrados»; «manual de qualidade das respostas sociais»; «centro de atendimento a jovens e cancro do colo do útero»; «a obesidade é irreversível» e «o cantinho da amamentação», foram igualmente promovidas actividades lúdicas recorrendo à utilização de materiais recicláveis, bem como promovidos rastreios e praticados desportos radicais na praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto.
Desportos radicais fizeram parte do programa
Desportos radicais fizeram parte do programa

Rastreios e animação desportiva e musical


De realçar também a iniciativa «sem parar» que abriu as portas de todos os equipamentos municipais desportivos do concelho, à população, tendo em vista a sua fruição e utilização gratuíta. Uma caminhada pela zona de montanha realizada na Veiga, envolvendo cerca de duas centenas de crianças e jovens, num contacto directo com a natureza e com a prática desportiva, assim como, um sarau desportivo, fizeram igualmente parte do programa.
Os Cavaquinhos da Raposeira animaram a festa
Os Cavaquinhos da Raposeira animaram a festa
De destacar ainda a realização da conferência “Saúde para Todos?”, que atraíu ao salão multiusos do mercado municipal, dezenas de pessoas para ouvir falar sobre a saúde no concelho e também no país. O convidado Dr. Ricardo Gonçalves, Deputado da Assembleia da República em substituição do Dr. António Arnault que não pode estar presente por motivos de última hora, falou sobre o Sistema Nacional de Saúde, as suas vantagens e as suas fragilidades, no distrito, assim como no país, mas também no concelho, realidade que acompanha de perto.
Muitas pessoas fizeram rastreios
Muitas pessoas fizeram rastreios
A quarta edição da Festa da Saúde e da Solidariedade terminou de forma festiva com a actuação do Grupo de Música Popular «Os Cavaquinhos da Raposeira» que durante a tarde animaram o numeroso público que se deslocou àquele espaço municipal para participar em mais um evento, repleto de sucesso.
De referir ainda que esta iniciativa foi organizada pela empresa Basto Solidário, com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da empresa Emunibasto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.