Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-05-2009

SECÇÃO: Informação

Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho
Dinamiza «A Árvore Livreira»

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, promove no dia 20 de Maio de 2009, um atelier de leitura encenada intitulado:”A Árvore Livreira”. Trata-se de uma iniciativa dinamizada por Jorge Alonso e Eva Fernandes, no âmbito das acções atribuidas pelo Programa Itinerâncias 2009, da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
Esta iniciativa contará com a presença de 50 alunos do 3º ano das Escolas Básicas 1 da Faia, Pedraça e Ferreirinha, que durante uma hora e meia terão a oportunidade de estar com uma árvore igual e ao mesmo tempo muito diferente de tantas outras, que é regada por letras, cujas folhas têm palavras escritas e os frutos são livros. Os dois jardineiros desta árvore (Jorge Alonso e Eva Fernandes) encarregar-se-ão de orientar o grupo de alunos na construção de uma história reinventada por eles e que no fundo resultará na construção de uma história colectiva. Uma das obras que servirá de base a este atelier será:”O Romance da Raposa” de Aquilino Ribeiro.
 Esta iniciativa dinamizada pela Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, localizada na vila de Arco de Baúlhe deste concelho, tem como objectivos promover o livro, enquanto centro de animação da leitura; dar à criança um papel interactivo na leitura das histórias pelos contadores; estimular nelas a criação da narrativa e as expressões oral e escrita; e finalmente alargar a capacidade de leitura através de actividades lúdicas.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.