Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-05-2009

SECÇÃO: Informação

Universidade do Minho homenageia compositor Padre Joaquim dos Santos

Com o apoio do Ministério da Cultura, a Universidade de Minho, mais precisamente a Licenciatura em Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (UM) e a Fundação Bonfim – Companhia da Música, promovem até ao próximo mês de Novembro, o “Ciclo de Concertos Joaquim dos Santos (1936-2008) in memoriam”.
Esta iniciativa tem como objectivo homenagear o padre compositor nado em Cabeceiras de Basto e que se destacou na composição de música sacra.
Segundo informação ventilada, esta homenagem divide-se em dois momentos, sendo o primeiro marcado pela inauguração de uma exposição biográfica do homeageado no Edifício dos Congregados, resultante de um projecto no âmbito das unidade curriculares de Estudos Musicológicos e História da Música e Análise, bem como de um concerto musical com a interpretação de obras do compositor, com a presença da soprano Ana Paula Matos e acompanhadas por músicos como Miguel Simões, Vcitor Matos e Domingos Castro, Luís Ribeiro e Ângelo Martingo, que tocam violino, clarinete, saxofone e piano, respectivamente. No dia 23 de Maio, no mesmo salão, haverá um recital de violoncelo e piano, interpretando obras de Joaquim dos Santos e outros compositores contemporâneos, com Paulo Gaio Lima e Luís Pipa.

foto

Obras populares
portuguesas

No dia 20 de Junho, desta feita no Salão Medieval da Reitoria da UM, será realizado pelas 21h30m, um recital de música coral, com obras populares portuguesas harmonizadas por este compositor Cabeceirense, bem como por Manuel Faria, Benjamim Salgado e José Fernandes da Silva, interpretadas pelo Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UM sob direcção de Vitor Lima.
No dia 27 de Junho, também às 21h30m, no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, o Coro Infantil da Companhia da Música da Fundação Bomfim interpreta «Obra para a Infância» de Joaquim Santos, sob a direcção de Tamara Sargassian.

Obras sinfónicas

A 4 de Julho, às 21h30m, no Parque de Exposições de Braga, terá lugar um concerto dedicado a obras sinfónicas de Joaquim dos Santos, pela Orquestrada Universidade do Minho. Eliot Lawson, no violino, Marco Pereira, no violoncelo, Lurdes Carneiro, no fagote, subirão ao palco sob a direcção de Virot Matos, encerrando desta forma o primeiro momento de um ciclo de concertos que continua em Novembro, com a promoção de várias acções dedicadas exlusivamente à música sacra do compositor, assim como a realização de um colóquio internacional, cujos programas divulgaremos atempadamente.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.