Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-05-2009

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto apresenta “Portugal Europeu - Meio Século de História”

Tendo em vista assinalar o Dia da Europa, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto apresenta ao público desde o dia 9 de Maio, a exposição “Portugal Europeu - Meio Século de História”. Trata-se de uma colectânea de painéis em exposição dos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, que proporciona “uma viagem no tempo, através de 180 imagens e documentos ilustrativos das relações de Portugal com a Europa e o processo de integração europeia”.
Ao longo da exposição, é possível recordar o Estado Novo, a instauração da democracia, o desenvolvimento económico e social, o relacionamento externo antes e depois de 1974. Nesta mostra, estão salientadas também, as negociações com o Mercado Comum, hoje União Europeia e a nossa participação desde a adesão. Por outro lado, reconstitui-se o fio do tempo de mais de seis décadas, recorrendo à cronologia de acontecimentos emblemáticos da História contemporânea de Portugal.

Uma viagem pela União Europeia entre 1945 e 2007

foto

Trata-se, por isso, de uma mostra que se divide em quatro períodos, sendo o primeiro de 1945-1960: do fim da Segunda Guerra Mundial à crise do Regime; o segundo de 1961-1974: Da Guerra em África à queda do Estado Novo; o terceiro, de 1975-1985: da revolução de Abril à adesão às Comunidades Europeias, e por fim o quarto, que se situa no espaço temporal de 1986-2007: da adesão às Comunidades Europeias e ao Tratado de Lisboa.
Esta é uma exposição organizada pelo Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia e disponibilizada a esta Autarquia, pelo Centro de Informação Europe Direct de Entre Douro e Minho, que pretende dar a conhecer os feitos de relevo que marcaram a Europa nas últimas cinco décadas.

Aproximar a Europa dos seus cidadãos

Uma exposição tão importante como oportuna, que serve de mote para sensibilizar e informar a população para as questões da Europa, bem como, enaltecer um projecto de paz e de solidariedade, assente em valores concretizados no desenvolvimento económico e social e no equilíbrio ambiental e regional, garante da repartição equilibrada do bem-estar dos seus cidadãos.
Segundo informação divulgada, ao assinalar, ainda que de forma simples, o dia evocativo da Europa, que este ano festeja o 52º aniversário, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a EMUNIBASTO, proporciona uma justa celebração que se traduz numa oportunidade para desenvolver actividades capazes de aproximar a Europa dos seus cidadãos e os povos da União Europeia entre si, envolvendo diferentes estratos da sociedade.
Recorde-se ainda que, em Cabeceiras de Basto, se encontra a funcionar desde 2007, no Espaço Jovem localizado no edifício da Central de Camionagem de Refojos, um Ponto de Informação Europe Direct, que dispõe de informação diversificada sobre a União Europeia, nomeadamente no que respeita aos direitos e deveres dos trabalhadores, dos estudantes e de todos os cidadãos que residam neste território.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.