Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-05-2009

SECÇÃO: Informação

Autarquia apoia construção de Lar Residencial para Pessoas com Deficiência

O executivo municipal decidiu apoiar financeiramente a Fundação A J Gomes da Cunha, atribuindo-lhe o montante de 50.000,00 Euros. Uma verba que se destina a ajudar a custear as depesas inerentes à construção do Lar Residencial para Pessoas com Deficiência, que aquela IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social está a levar a cabo em Gondarém, na freguesia de Cabeceiras de Basto – S. Nicolau, deste concelho.
Trata-se por isso, de uma obra financiada no âmbito do programa PARES. Uma nova resposta social, destinada a pessoas portadoras de deficiência, que terá capacidade para acolher 24 utentes e que irá integrar a Rede Social de Cabeceiras de Basto. Esta obra, definida como prioritária no Plano de Desenvolvimento Social do concelho, representa um investimento global de 742.599,00 Euros. Comparticipada em 45,6%, cabe à entidade promotora assegurar o montante em falta,ou seja um auto-financiamento no valor de 403.500 Euros. A Autarquia Cabeceirense ao apoiar a construção do referido equipamento social, está também a contribuir para aumentar as respostas sociais no concelho de Cabeceiras de Basto e ao mesmo tempo a criar mais valências e melhores condições de vida da sua população.

Lar residencial em adiantada fase de construção
Lar residencial em adiantada fase de construção
Contacto Futsal Clube recebe apoio

Na reunião, o executivo municipal decidiu igualmente apoiar a Associação Contacto Futsal Clube, atribuindo-lhe a quantia de 3.000,00 Euros. Uma verba que se destina a promover a modalidade do futsal, bem como, a participação em diversas competições como o pré-escolar, escolas, infantis, iniciados e seniores. Assim sendo, a Autarquia está também a contribuir para a dinamização de diversas actividades desportivas no concelho e a criar hábitos de vida saudável, sobretudo junto das camadas mais jovens da população. De referir que esta Associação tem como objectivo alargar a sua actividade a campos como o ténis, as caminhadas, entre outras.

Folklorique Portugais de Rives promove Festival Internacional

Ao Folklorique Portugais de Rives, o executivo municipal decidiu atribuir um apoio financeiro no valor de 1.250,00 euros. Trata-se de uma verba que se destina a promover a cultura portuguesa além fronteiras, momeadamente em Rives, França, através da participação do Grupo de Música Popular Cavaquinhos da Raposeira, no Festival Internacional, que aquela localidade francesa promove anualmente. Uma iniciativa agendada para o próximo dia 4 de Julho, que pretende ser um ponto de encontro de culturas e um salutar convívio entre povos.

Rota do Guerreiro em BTT

A Associação Roladores de Basto recebeu um apoio de 900,00 euros, destinado a ajudar a custear as despesas tidas com a realização da maratona Rota do Guerreiro BTT. Um aprova de ciclismo que teve lugar no concelho, no final de Abril, aliando o convívo, o desporto e o lazer de dezenas de participantes.

Centro Social e Paroquial de Cavez em peregrinação

Por fim, o Centro Social e Paroquial de Cavez, recebeu um apoio no valor de 285,00 Euros, destinado a custear as despesas com a aquisição de coletes reflectores e bonés identificativos de um grupo de quarenta e cinco peregrinos que foram em romaria ao Santuário de Fátima.

Agrupamento de Escolas de Refojos adere ao Programa Eco-Escolas

O executivo anuiu ainda, a parceria celebrada com a Associação Bandeira Azul da Europa, tendo em vista a adesão do Agrupamento de Escolas de Refojos ao Programa Eco-Escolas, bem como, a abertura do concurso público da empreitada para a execução do Arranjo Urbanístico do Espaço a Sul do Mosteiro de Refojos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.