Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-05-2009

SECÇÃO: Informação

CÂMARA RATIFICA PROTOCOLOS
NAS ÁREAS DA FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E INSERÇÃO/INTEGRAÇÃO

Na sua reunião da Câmara Municipal realizada no dia 14 de Maio, e segundo informação divulgada, o executivo camarário aprovou por unanimidade, ratificar a assinatura de diversos protocolos de âmbito educativo, formativo e social e que assentam no estabelecimento de parcerias de cooperação que visam o desenvolvimento de projectos de relevante interesse municipal.
Fundação A J Gomes da Cunha e Emunibasto celebram protocolo

Imagem em projecto, da futura EB 2,3 de Cabeceiras de Basto
Imagem em projecto, da futura EB 2,3 de Cabeceiras de Basto

Um dos protocolos celebrados, foi entre a Fundação A. J. Gomes da Cunha e a Emunibasto, E.M. e tem como objectivo a promoção do acesso regular dos utentes daquela Instituição Particular de Solidariedade Social à equitação terapêutica desenvolvida nas instalações do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto gerido por aquela empresa municipal. O programa designado “Ecovida” visa assim, proporcionar às pessoas portadoras de deficiência a possibilidade de frequentarem aulas de equitação com fins terapêuticos. O protocolo prevê ainda uma outra colaboração da Fundação, através da cedência de uma técnica fisioterapeuta para acompanhamento das referidas aulas a outras pessoas com necessidades especiais que não sejam utentes da Instituição. Trata-se de um projecto que procurará minimizar os riscos de exclusão social, contribuindo assim para a integração e bem-estar dos cidadãos com necessidades especiais facilitando também o desenvolvimento das suas capacidades e estimulando o seu equilíbrio físico, emocional e social.

IEFP e Emunibasto estabelecem parceria e dinamizam Pólo de Formação Profissional de Cabeceiras de Basto

Um outro protocolo ratificado pelo executivo camarário, foi assinado com o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Emunibasto, E. M. e visa a cedência por parte da autarquia das instalações da Escola Tecnológica de Lameiros, sediada naquele lugar da freguesia de Refojos de Basto, para a instalação do Pólo de Formação Profissional de Cabeceiras de Basto, a funcionar no âmbito da estrutura orgânica daquele Instituto Público, criado por despacho do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional de 24 de Novembro último. Esta cedência vai possibilitar a realização de acções de formação na região das Terras de Basto aumentando a oferta e melhorando os níveis de qualificação da população.

Câmara Municipal e DREN estabelecem parceria

Um terceiro protocolo aprovado pela Câmara Municipal foi assinado com a Direcção Regional de Educação do Norte e visa a requalificação, substituição e ampliação da Escola Básica de Cabeceiras de Basto, antes designada EB 2,3. A obra vai iniciar-se ainda no primeiro semestre de 2009 tem um custo de quatro milhões de euros e dotará o concelho de uma escola moderna, que muito contribuirá para o sucesso do ensino e aprendizagem das crianças e jovens.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.