Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-05-2009

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto assinala Dia Internacional dos Museus

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto assinala no próximo dia 19 de Maio, o Dia Internacional dos Museus. Uma iniciativa que conta com a realização de várias acções a ter lugar no Museu Terras de Basto, localizado em Arco de Baúlhe, deste concelho.
No dia 19 de Maio, o programa começa pela manhã, prolongando-se ao início da tarde, com a visita ao Museu de 275 crianças, professores e auxiliares provindos dos estabelecimentos de ensino deste concelho e respondendo desta forma, ao desafio lançado no início do ano lectivo, que consistiu em realizar uma abordagem dos trajes festivos de Cabeceiras de Basto, nos séculos XIX-XX, que actualmente dão corpo à exposição que está patente ao público no espaço «Vamos à Aldeia». Um desafio com resultados positivos, que permite agora, a realização de um desfile feito pelas crianças, no próprio espaço do museu, momento em que serão igualmente distribuiías lembranças/incentivos pela participação pedagógica das escolas e que será partilhada naquela data, com todos os visitantes ao Museu.

Museu Terras de Basto, um importante parceiro pedagógico

No próximo dia 23 de Maio , o Museu Terras de Basto abre as portas e convida  a população a festejar o 5º aniversário
No próximo dia 23 de Maio , o Museu Terras de Basto abre as portas e convida a população a festejar o 5º aniversário

A sensibilização para a importância do museu como parceiro pedagógico foi feita. O objectivo de saudar a criatividade é assim, aposta do Museu e da Autarquia Cabeceirense que garante a continuação e o desenvolvimento de novos projectos.
O programa prossegue durante a tarde, tendo como público alvo a comunidade em geral, mas também, as associações e os estabelecimentos de ensino. A projecção do filme «Astérix e os Vikings» é uma das acções previstas na qual se encontram já inscritos cerca de 170 pessoas, proveninentes do Centro Social de Cabeceiras, do Jardim de Infância de Vila Nune e da Fundação A J. Gomes da Cunha. O espaço «Vamos à aldeia» será por isso transformado em sala de cinema, onde não faltarão pipocas para todos os presentes, proporcionando desta forma, aos visitantes um produto cultural diferente.

«Uma noite no Museu»

O cinema, o desenho animado e a comédia, foram os meios seleccionados para dar corpo a este programa festivo que se prolongará pela noite dentro no Museu Terras de Basto. A partir das 21h30m, será igualmente projectado o filme «Uma noite no Museu», com Ben Stiller, comédia cuja história se desenvolve no espaço cénico de um museu.
Até às 24h00m do dia 19 de Maio, o Museu Terras de Basto abre assim, as portas e promove além dos desfiles e sessões cinematográficas, visitas aos restantes espaços deste equipamento cultural.
Segundo informação divulgada, ao assinalar esta data, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, está a associar-se a um conjunto de actividades que se desenvolvem no país como na Europa, permitindo não só a descoberta dos museus a públicos que não o podem visitar nos horários definidos, como também, observar uma outra luz projectada por iniciativas apelativas e criativas, envolvendo a comunidade e sensibilizando os diferentes públicos para a importância dos museus na sociedade. Uma jornada diferente, num Museu onde as pessoas contam.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.