Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-04-2009

SECÇÃO: Informação

Serviço de Telemedicina – Aposta ganha

foto
O Serviço de Telemedicina, a funcionar desde Dezembro de 2007, constitui-se como um serviço inovador que a autarquia cabeceirense põe à disposição de toda a população, sobretudo dos habitantes das aldeias mais distanciadas da sede do concelho.
O referido serviço inclui um conjunto de tecnologias e aplicações que permitem a realização de acções médicas à distância, através de um conjunto de metodologias de ponta, realizando a Avaliação dos Parâmetros de Saúde e promovendo Exames de Diagnóstico.
Da recolha de dados feita durante o atendimento de enfermagem, os mesmos são introduzidos numa base de dados online e enviados para um call-center, que se situa em Vila Real e do qual faz parte um corpo clínico especializado, encarregue da interpretação dos dados, assim como do seu encaminhamento. Os dados online ficam, então, disponíveis para o médico de família, técnicos de saúde e para o próprio utente poder aceder através de uma password.
Durante o ano de 2008 foram realizados nesta estrutura móvel de saúde, no âmbito dos cuidados primários de saúde, 8.586 atendimentos, realizando-se, em média, 715 atendimentos por mês.
Nestes atendimentos faz-se a denominada Avaliação dos Parâmetros de Saúde, que inclui a medição da tensão arterial, da frequência cardíaca, da glicemia, do colesterol, do peso e altura e do índice de massa corporal (IMC), entre outros. Foram ainda realizados Exames Auxiliares de Diagnóstico, nomeadamente 95 electrocardiogramas e 3 espirometrias.
Através deste serviço é dada a possibilidade aos munícipes de Cabeceiras de Basto de vigiarem, periodicamente, os seus parâmetros de saúde de uma forma cómoda e sem que tenham de se deslocar, sinalizando-se muitas vezes e mais atempadamente situações de risco para a saúde.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.