Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-04-2009

SECÇÃO: A Minha Rua Tem Nome

foto
A Minha Rua Tem Nome

RUA 25 DE ABRIL

Inicia na Avenida Cardeal António Ribeiro, cruza com a Rua Prof. Emídio Guerreiro e termina na Avenida Sá Carneiro.
Data histórica da Revolução dos Cravos, 25 de Abril de 1974, o dia da Liberdade. Nome dado a um novo arruamento resultante da urbanização da Quinta do Mosteiro, em substituição da antiga rua com o mesmo nome, pela sua dimensão e atendendo ao seu enquadramento na confluência com as ruas Capitães de Abril, Prof. Emídio Guerreiro e Rotunda dos Combatentes.
Rua 25 de Abril
Rua 25 de Abril

RUA BARJONA DE FREITAS

Inicia na Rua dos Bombeiros Voluntários e termina na Rua General Humberto Delgado, confinando lateralmente com o Campo do Seco.
Augusto César Barjona de Freitas, de seu nome, nasceu em Coimbra em 1934 e faleceu em, Lisboa em 1900, Foi um jurista e político português de renome, ligado à esquerda do Partido Regenerador. Foi deputado do Reino e era Ministro quando, em 1897, diligenciou e decretou pela criação da Comarca de Cabeceiras de Basto. Até à implantação da República, o seu topónimo foi atribuído a um espaço nobre desta vila, actualmente denominado por Praça da República. Mais recentemente, era top]onimo do Largo do Campo do Seco. Hoje, ]e nome de rua adjacente aquele largo.
foto

PARQUE DO MOSTEIRO

Espaço adjacente ao Mosteiro de S. Miguel do seu lado sul, a confrontar com a Avenida Sá Carneiro, Ruas Dr. Agostinho Moutinho, Rua de S. Miguel e a norte com a Ribeira de Penouta e Jardim dos Arcebispos.
Trata-se de um espaço que noutros tempos era tido como um dos melhores campos agrícolas da Quinta do Mosteiro. Abandonada essa fun;\ao, foi recentemente urbanizado pela Câmara Municipal como área de recreio e lazer, nas suas múltiplas vertentes. Foi assim denominado pela sua proximidade ao grandioso Mosteiro de S. Miguel de Refojos, monumento ex-libris de Cabeceiras de Basto.
Praça Barjona de Freitas
Praça Barjona de Freitas

Parque do Mosteiro
Parque do Mosteiro




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.