Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-04-2009

SECÇÃO: Informação

Município presta homenagem ao Monsenhor António Tanque Campos

foto
O executivo municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu na sua reunião de 9 de Abril de 2009, aprovar um voto de pesar e homenagear, a título póstumo, o Monsenhor António Tanque Campos, Director do Colégio Diocesano de Cabeceiras de Basto (Externato S.Miguel de Refojos), falecido no passado dia 4 de Abril.
Há mais de três décadas a residir neste concelho, o Monsenhor António Tanque Campos, nasceu em 15 de Abril de 1939, na freguesia de Campos, Vieira do Minho, tendo sido ordenado sacerdote em 14 de Julho de 1963. Licenciado em Direito Canónico, em Pamplona, Espanha, foi Pároco das freguesias de Insalde e Pereiras, no concelho de Paredes de Coura e professor do Colégio de D. Diogo de Sousa, em Braga. Foi ainda capelão militar e nomeado Monsenhor a 7 de Abril de 1993. Em Cabeceiras de Basto, António Tanque Campos, foi Director do Colégio Diocesano de Cabeceiras de Basto, (Externato de S. Miguel de Refojos) desde Agosto de 1970 até à data da sua morte, em Abril de 2009.
Um homem discreto, culto e devoto, qualidades estas, que já em Setembro de 1999, levaram a Autarquia Cabeceirense a reconhecer publicamente a sua actividade e dedicação ao ensino dos jovens cabeceirenses em particular, e da comunidade local em geral, condecorando-o e atribuindo-lhe a Medalha de Ouro do Concelho, pelos bons serviços prestados.
Face do nefasto acontecimento, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu aprovar um voto de pesar pela morte do Monsenhor António Tanque Campos, bem como, homenagear este ilustre cidadão como forma de reconhecimento pelos bons serviços prestados que honraram, prestigiaram e promoveram o Município de Cabeceiras de Basto, com especial relevo na área da educação e ensino, atribuíndo o seu nome – Monsenhor António Tanque Campos – a um arruamento ou praça da Vila de Cabeceiras de Basto, ouvida a Comissão Municipal de Toponímia.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.