Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-04-2009

SECÇÃO: Informação

Agrupamento Mike finalizou missão no Kosovo e entregou Estandarte Nacional
Regimento de Cavalaria de Braga acolheu cerimónia

Durante a sua permanência em Cabeceiras de Basto, os militares dinamizaram diversas actividades abertas à comunidade local
Durante a sua permanência em Cabeceiras de Basto, os militares dinamizaram diversas actividades abertas à comunidade local
Na presença de várias entidades oficias, tais como o Arcebispo Primaz de Braga, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, o Governador Civil de Braga, o Presidente da Junta de Freguesia de S.Victor, entre outros convidados, o Major-General Martins Ferreira, presidiu no passado dia 15 de Abril, à cerimónia oficial de entrega do Estandarte Nacional.
Uma iniciativa que teve lugar no Regimento de Cavalaria nº 6 de Braga e durante a qual foi enaltecida a missão desenvolvida por 290 militares levada a cabo pelo Agrupamento Mike no Kosovo, enquadrado na missão de manutenção de paz da KFOR, motivo de orgulho do país.
De referir que o efectivo do agrupamento MIKE era constituído por 27 militares do sexo feminino e por 263 militares homens. Este Agrupamento regressou ao território nacional, vindo do teatro de operações do Kosovo após ter cumpirdo a missão como reserva táctica do comando da KFOR. Durante 172 dias de permanência no território dos Balcãs, os miliatres portugueses desenvolveram diversas operações por todo o território Kosovar, um total de 126 dias de acção em operações, exercícios e treinos.
O Agrupamento Mike, tinha entre outras competências, capacidade de planeamento e controlo de operações de escalão batalhão, bem como efectuar múltiplas tarefas como o reforço das forças multinacionais, missões de vigilância das fronteiras, escoltas, patrulhas, postos de controlo, operaçõesanti-contrabando, condução de operações de protecção em situações de alterações da ordem pública.
Cabeceiras de Basto representado pelo Presidente da Câmara
Cabeceiras de Basto representado pelo Presidente da Câmara
Este Agrupamento dispunha ainda de auto-suficiência em termos logísticos, de comunicações e segurança ao nível do teatro de operações até 72 horas e tiha como missão o apoio a organizações internacionais não governamentais (ONG).
De referir que o Agrupamento Mike “instalou-se” em Cabeceiras de Basto de 24 a 31 de Julho de 2008, período durante o qual foram realizados exercícios militares de aprontamento da Brigada de Intervenção – Agrupamento MIKE (Exercício Pristina 082).
Centenas de militares, equipamentos e viaturas bélicas, encheram as ruas e praças de Cabeceiras de Basto durante estes dias despertando nos residentes alguma curiosidade. No âmbito das suas acções de preparação, os militares montaram também uma Exposição que esteve patente ao público na Sala de Exposições da Casa da Cultura, na Praça da República, apresentando aos Cabeceirenses mostras heráldicas do Regimento de Cavalaria 6 (RC6), da Brigada de Intervenção e das Forças Nacionais destacadas para os Teatros de Operações da Bósnia-Herzegovina, Kosovo e Timor Leste. Os visitantes familiarizaram-se também com uma mostra de materiais, equipamentos, armamento e fardamento utilizados pelo Exército Português e pelo Agrupamento MIKE.
Fruto desta aproximidade que se estabeleceu entre o Exército Português e o povo Cabeceirense, contribuindo igualmente na promoção e aumento do prestígio do nosso concelho, a Câmara Municipal decidiu em reunião realizada no dia 23 de Abril, agraciar publicamente estes militares com a Medalha de Ouro de Mérito Público do Concelho de Cabeceiras de Basto, pela bravura demonstrada neste missão de paz que encheu de orgulho os Portugueses em geral e os Cabeceirenses em particular.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.