Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-04-2009

SECÇÃO: Informação

Emunibasto, E. M. apresenta Contas de 2008

O executivo municipal apreciou e votou igualmente o relatório de contas apresentado pela empresa municipal Emunibasto, referente ao ano 2008. Documento, no qual se verifica o equilíbrio financeiro desta empresa que tem como principais objectivos a gestão de equipamentos municipais e a prestação de serviços nas áreas da educação, formação, cultura, desporto, ocupação dos tempos livres e turismo.
O relatório de actividades e prestação de contas reflectem a actividade da Emunibasto nos seus diversos e variados domínios, ao longo de 2008, e que foi desenvolvida tendo em conta o Plano de Actividades e Orçamento que havia sido aprovado em Novembro de 2007.
O ano 2008 ficou marcado pelo aumento da quantidade e da qualidade dos serviços prestados à população, nomeadamente transportes e refeições escolares, prolongamentos de horário na educação pré-escolar, formação profissional e outros projectos, bem como pelo desenvolvimento de novas e inovadoras acções. De referir também a transferência para a empresa municipal, por parte do Município de Cabeceiras de Basto, da gestão da Praia Fluvial de Cavez e da Praia Fluvial do Poço do Frade, em Refojos, incluindo os edifícios de apoio e áreas envolventes.
Nos documentos, é de realçar uma gestão de rigor e disciplina, aproveitando e optimizando todos os recursos disponíveis. Da análise dos documentos podemos ainda salientar:

As actividades de enriquecimento curricular foram uma das acções dinamizadas em 2008
As actividades de enriquecimento curricular foram uma das acções dinamizadas em 2008
Transportes Escolares: No ano lectivo 2007/2008 o total de alunos que beneficiaram de transporte foi de 1.336. A partir de Setembro de 2008, foram 1.272 os alunos transportados para os diferentes estabelecimentos de ensino. A Emunibasto, E. M. assegurou com os seus próprios meios ou recorrendo a empresas externas o referido transporte. Garantiu também com os seus recursos, e tendo em conta a disponibilidade de meios, a execução de outros serviços de transporte para as escolas, para associações, colectividades e outras instituições.
Cantinas Escolares: No ano lectivo 2007/2008, a Emunibasto, E. M. colocou à disposição dos pais e encarregados de educação o serviço de refeições em várias cantinas foram servidas ao longo de 2008, 105.769 refeições, o que representa uma taxa de cobertura de 84%.
Piscina Municipal de Refojos: Os alunos da EB 2,3 de Refojos beneficiaram da frequência da Piscina Municipal o que se traduziu em 1.329 banhos gratuitos.
Escola Fixa de Trânsito: A Emunibasto, E. M. proporcionou gratuitamente, durante 2008, aulas teóricas e práticas de abordagem da Prevenção e Segurança Rodoviária a 7.187 crianças do ensino básico de escolas da região norte de Portugal. Este equipamento foi ainda incluído no projecto “Estrada com Vida”, uma parceria do Governo Civil de Braga com a autarquia, que permitiu a passagem pela Escola de mais 1.350 crianças.
Actividades de Enriquecimento Curricular:Todas as escolas do 1ºciclo foram contempladas com as Actividades de Enriquecimento Curricular, tendo a Emunibasto contratado 27 professores para um total de 860 alunos. Para o novo ano lectivo, iniciado em Setembro, foram contratados 22 professores que leccionaram aulas de Música, Actividade Física e Desportiva, Artes Plásticas e Inglês a 840 alunos, ou seja uma taxa de cobertura de 100%.
O prolongamento de horário: A oferta de prolongamento de horário que a Emunibasto, E. M. teve disponível para os pais e encarregados de educação das crianças que frequentam o ensino pré-escolar no concelho, representou uma taxa de cobertura de 59%.
Outros Programas como o Basto Jovem e o PIEF: A Emunibasto, E.M. foi a entidade responsável e parceira no desenvolvimento destes projectos que envolveram, beneficiaram e apoiaram 1.265 destinatários, entre crianças, jovens, familiares e professores.
Formação Profissional: No ano 2008 as acções de Educação/Formação foram desenvolvidas nas instalações da Escola Tecnológica de Lameiros e do Edifício Multiusos – Mercado Municipal. Desta Formação beneficiaram 150 formandos desempregados e jovens à procura do primeiro emprego. UNIVA: Foram atendidas e encaminhadas na Unidade de Inserção na Vida Activa 142 pessoas que ali procuraram apoio e respostas.
Destaca-se ainda neste documento, a intensa actividade desenvolvida pela Emunibasto, E.M. nas áreas da cultura, desporto, ocupação dos tempos livres, dinamizando acções e assegurando o funcionamento de diferentes equipamentos, promovendo exposições que ao longo do ano 2008, receberam 3.706 visitantes. As Bibliotecas na Casa da Cultura registaram mais de 4.464 utilizadores e os Espaços Internet, cerca de 24.000 utilizações. Na Casa da Música foram desenvolvidas aulas de cavaquinho e concertina.
De referir ainda, que foi assegurado o funcionamento dos diferentes equipamentos desportivos, educativos e de lazer que a empresa gere, tendo a sua utilização atingido números muito expressivos, o que significa que a aposta na sua concretização foi correcta e teve em conta as reais necessidades das pessoas, destacando-se aqui, o Centro de Educação Ambiental com 19.295 visitas, o Centro Hípico com 764 aulas de equitação e os Pavilhões Desportivos com mais de 35.000 utilizações, bem como as Piscinas Municipais com cerca de 20.000 entradas.
Quanto ao Turismo, a gestão do Posto de Turismo, das Casas Florestais e restantes infra-estruturas permitiu conservar e manter estes edifícios e disponibilizar informação e ocupação das mesmas, promovendo o turismo. Asseguraram-se visitas guiadas a diversos locais e edifícios turísticos do concelho.
De salientar, ainda, a cooperação estabelecida com muitas outras entidades, nomeadamente juntas de freguesia, associações, clubes, instituições sociais, económicas e de solidariedade.
No que diz respeito às Contas de Gerência, que foram avaliadas, visadas e confirmadas pelo ROC – Revisor Oficial de Contas, é de realçar que as mesmas apresentam um Resultado Líquido do Exercício de 4.844,55 euros.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.