Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-04-2009

SECÇÃO: Informação

D. Nun’Álvares Pereira foi canonizado

No dia 26 de Abril, D. Nun’Álvares Pereira foi canonizado. Junta-se assim, a Santo António de Lisboa, à Rainha Santa Isabel e a Santa Senhorinha de Basto, na restrita lista de santos portugueses. O condestável é apenas o sétimo português a ser canonizado, se tivermos em conta alguns santos que viveram no território antes da fundação da nacionalidade.
Quase 600 anos após a sua morte, este homem, que passou por Cabeceiras de Basto, e que ajudou a colocar D. João I no trono, vai agora figurar nos lugares de honra do panteão católico.
Nascido a 24 de Junho de 1360, em Cernache do Bonjardim, D. Nuno foi chefe militar e, como Condestável do reino, foi determinante para a consolidação e futuro de Portugal, sobretudo pelo papel que desempenhou na crise de 1383-1385, quando Portugal lutava pela independência contra Castela. S. Nuno Álvares Pereira foi beatificado em 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV.
Algumas notas apenas que desenvolveremos na próxima edição deste jornal.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.