Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-04-2009

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto assinala Dia Mundial da Dança

O Município de Cabeceiras de Basto, assinala no dia 29 de Abril, o Dia Mundial da Dança. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em articulação com a Direcção Geral das Artes do Ministério da Cultura, integrada no âmbito das Comemorações Nacionais do Dia Mundial da Dança que decorrem em todo o país e envolvem 199 municípios.
A efeméride será assinalada com a abertura ao público da exposição intitulada “Uma Carta Coreográfica”, concebida pela coreógrafa Madalena Victorino.
Com esta exposição, os promotores da iniciativa pretendem, além de realçar o papel das artes como factor de desenvolvimento cognitivo indispensável à realização do ser humano, chamar ainda a atenção para as artes enquanto vector fundamental para o desenvolvimento social e cultural de uma comunidade, bem como, divulgar expressões artísticas plurais acessíveis a todos, chamando a atenção para o sentido festivo que se lhes associa.
Esta mostra está dividida em duas partes, uma intitulada «O corpo como Adivinha», que fala sobre o corpo, e a segunda «A Dança como Fábula», que fala sobre o movimento do corpo.
A exposição integra pinturas, desenhos e sobretudo fotografias de conceituados fotógrafos portugueses e estrangeiros. Além dos painéis, a exposição é complementada por uma «Pequena Carta Coreográfica», desdobrável informativo que permite aos mais novo brincar com o movimento da dança e com um jogo de 52 cartas coreográficas, desdobrável e recortável que possibilita cinco jogos diferentes para as pessoas de todas as idades.
Em Cabeceiras de Basto, a exposição estará patente ao público de 29 de Abril a 31 de Maio, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe, na Escola EB 2,3 de Refojos, na Escola EB 2,3 de Arco de Baúlhe, no Externato S. Miguel de Refojos e na Fundação A J Gomes da Cunha, durante os horários de funcionamento.
Previsto está também, a realização de um espectáculo de dança produzido pelo Ginásio Companhia Atlética, a apresentar no Salão Multiusos do Mercado Municipal desta vila Cabeceirense, no próximo Sábado, dia 2 de Maio, pelas 21h30m, com entrada livre.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.