Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 06-04-2009

SECÇÃO: Informação

Última hora
MORREU O DIRECTOR DO COLÉGIO MONSENHOR ANTÓNIO TANQUE CAMPOS

Faleceu no passado dia 4 de Abril, o Monsenhor António Tanque Campos, de 69 anos de idade, Director do Colégio de S. Miguel de Refojos. Nascido a 15 de Abril de 1939, na freguesia de Campos, concelho de Vieira do Minho, foi em Cabeceiras de Basto que viveu grande parte da sua vida.

foto
Ordenado sacerdote em 14 de Julho de 1963, foi pároco das freguesias de Insalde e Pereiras, no concelho de Paredes de Coura.
Licenciou-se entretanto em Direito Canónico, em Pamplona, Espanha, tendo sido professor do colégio D. Diogo de Sousa, em Braga. Foi também Capelão Militar. A sua nomeação como Monsenhor ocorreu em 7 de Abril de 1993. Era actualmente Juiz do Tribunal Eclesiástico de Braga.
António Tanque Campos, foi designado Director do Colégio de S. Miguel de Refojos, em Agosto de 1970, cargo que exerceu com sabedoria e mestria até à sua morte. Era um Director estimado por todos. Ao longo de quatro décadas prestou relevantes serviços ao concelho dedicando a sua vida à educação dos jovens cabeceirenses. Esta dedicação viria a ser reconhecida pela Câmara Municipal em 8 de Setembro de 1999 que o homenageou atribuindo-lhe a Medalha de Ouro do Concelho.
Perdeu-se assim um homem bom, um homem humilde que pautou a sua vida pela descrição, um vulto da educação e uma personalidade que muito fez pela nossa terra e pelas nossas gentes.
O Monsenhor António Tanque Campos ficará para sempre ligado à história de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.