Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 06-04-2009

SECÇÃO: Informação

Proteja e usufrua da sua floresta

Portugal é um país de florestas, património vivo, fundamental para o desenvolvimento sustentável do país. São espaços privilegiados de produção e riqueza, de lazer e de diversidade biológica, de fixação de carbono e de protecção dos solos e dos recursos hídricos. Aos espaços florestais encontram-se associados vários recursos, tais como pastagens, pesca, cogumelos, plantas aromáticas, melíferas e medicinais, os quais devem ser geridos com base em boas práticas silvícolas e de conservação da natureza.
Tendo em vista sensibilizar a população para a necessidade de proteger a floresta, o Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas e a Autoridade Florestal Nacional, lançaram uma campanha em todo o país.
Contudo, estes espaços verdes são permanentemente ameaçados pelos incêndios florestais, que por vezes se propagam também aos edifícios e pessoas que vivem e trabalham em espaços rurais. A prevenção contra os incêndios florestais é uma responsabilidade colectiva, já que Portugal sem fogos depende de todos.
Para mais informações consulte a Autoridade Florestal Nacional, a organização de Produtores Florestais da sua região (Norte: 259 330 400) e o Gabinete Técnico Florestal do seu Município.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.