Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-03-2009

SECÇÃO: Informação

Olimpíadas da Floresta
«Javaleiros» de Cavez conquistam 1º lugar

O Clube da Floresta «Os Javaleiros», de Cavez, classificou-se no primeiro lugar na IX edição das Olimpíadas da Floresta. Uma iniciativa que teve lugar em Santa Maria da Feira que contou com o apoio dos Governos Civis e de Câmaras Municipais, entre outras entidades, mas que resulta em grande parte de um trabalho voluntário e generoso nas Escolas, empenhadas em formar melhores cidadãos, mais amigos do Ambiente e da Floresta, fonte de vida e de riqueza nacional.
Onze Clubes da Floresta do distrito de Braga, distribuidos por 18 equipas, participaram no dia 4 de Março, na Final Nacional das IX Olimpíadas da Floresta.
Uma iniciativa que teve lugar em Santa Maria da Feira.
As provas decorreram no âmbito do projecto de Sensibilização e Educação Florestal da População Escolar (PROSEPE) e contemplaram quatro níveis de ensino. Envolveram mais de 650 membros dos Clubes da Floresta da rede Prosepe de todo o país,entre os quais os «Javaleiros», de Cavez.

Javaleiros de Cavez classificados em 1º lugar

O Clube da Floresta, «Os Javaleiros», da escola EB 1 da Ferreirinha, de Cavez, ficaram classificados em primeiro lugar na Fase Final das IX Olimpíadas da Floresta.
Apesar do mau tempo que se fez sentir, dominou a alegria e a esperança de um mundo mais verde.
De referir, segundo informação divulgada, que estas foras as maiores Olimpíadas, realizadas já que participaram na fase final, 50 Clubes da Floresta de outras tantas Escolas, com 75 equipas, com 550 Alunos finalistas e 100 Professores.
A iniciativa contou com o apoio dos Governos Civis, de vários Municípios, entre os quais o de Cabeceiras de Basto, de Juntas de Freguesia, de Associações de Pais, de Escolas e de Empresas. Os prémios, esse foram simbólicos, mas o mais importante são as classificações alcançadas que contribuem para estimular outros clubes e um melhor desempenho na defesa da floresta. Todos os participantes receberam medalhas oferecidas pela Coordenação Nacional do PROSEPE.

O ambiente como tema central

De referir que as equipas do distrito de Braga, trabalharam em temas como Ambiente, Floresta, Orientação, Biodiversidade, Cidadania, Monografia de Santa Maria da Feira e Clubes de Floresta.
O objectivo principal das acções levadas a cabo, consistiu em proporcionar mais saberes e actividades lúdicas e de socialização, e contribuir para formar melhores cidadãos. Durante as Olimpíadas, foram ainda realizados jogos tradicionais e medievais, bem como, desportos de aventura que registaram o agrado dos participantes.
A realização deste tipo de iniciativas, resulta em grande parte de um trabalho voluntário e generoso nas Escolas, empenhadas em formar melhores cidadãos, mais amigos do Ambiente e da Floresta Fonte de vida e de riqueza nacional.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.