Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-03-2009

SECÇÃO: Informação

Em Abadim
Ex-combatentes renderam homenagem a António Joaquim Capela Barroso

Cinquenta e cinco ex-combatentes, acompanhados por familiares deslocaram-se a Cabeceiras de Basto, no passado dia 7 de Março, para render homenagem ao cabeceirense António Joaquim Capela Barroso, falecido em combate no dia 29 de Agosto de 1971, no distrito de Tete, na ex-província de Moçambique.

55 ex-combatentes e familiares foram recebidos pelo Presidente da Câmara nos Paços do Concelho
55 ex-combatentes e familiares foram recebidos pelo Presidente da Câmara nos Paços do Concelho
Assim, após uma eucaristia celebrada na Igreja Paroquial da Freguesia de Abadim, os ex-companheiros dirigiram-se ao cemitério local, onde se encontra sepultado, para ali depositar uma coroa de flores e uma lápide alusiva ao acto.
Familiares e amigos provindos de vários pontos do país renderam desta forma uma singela mas sentida homenagem a um camarada de luta, conhecido pela sua bravura e rectidão.
Finda a cerimónia, o grupo dirigiu-se ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foi recebido pelo edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, que na ocasião, manifestou o seu apreço por esta iniciativa, que mobilizou dezenas de pessoas, numa jornada de homenagem a um camarada, mas sobretudo a um amigo, morto em combate há mais de três décadas. O autarca, também ele ex-combatente nas províncias ultramarinas, considerou este acto de grande dimensão social e humano. Na ocasião, enalteceu as qualidades deste Cabeceirense, nado no seio de uma humilde família, mas de valores elevados.
Finda a recepção, na qual marcou presença a emoção e a satisfação de todos os participantes, o autarca entregou uma pequena lembrança aos ex-combatentes, que agradeceram a forma como foram recebidos e manifestaram o seu apreço por este gesto da Autarquia Cabeceirense.
A jornada terminou com um almoço, onde todos os participantes puderam conviver recordando tempos de outrora, angústias e alegrias, mas que se revelou uma verdadeira lição de vida, de amizade e de solidariedade que só quem está distante da sua terra natal consegue viver.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.