Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-03-2009

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Autarquia estabelece parceria com Instituto do Desporto

Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 26 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Segundo informação divulgada, dos assuntos tratados, o destaque vai para a assinatura de um protocolo de colaboração estabelecido entre esta Autarquia, o Instituto do Desporto de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Braga, tendo em vista a instalação e a cooperação na gestão e utilização de um Mini-Campo Desportivo, a localizar na freguesia de Riodouro, deste concelho. Trata-se de uma infra-estrutura desportiva, dotada de relvado sintético, com dimensões aproximadas de 22x12m2, que se destina à prática informal de futebol, andebol, ginástica e basquetebol. Uma iniciativa governamental, que está inserida no programa «Mais e Melhor Desporto» que tem em vista a instalação de 100 Mini-Campos Desportivos em locais com maior carência de infra-estruturas-desportivas de base. O fomento da actividade desportiva infanto-juvenil, bem como, a generalização da prática desportiva em segurança, garantindo a igualdade de acesso às actividades desportivas sem discriminações sociais, físicas ou de sexo, constitui o principal objectivo desta medida que se tem revelado um êxito.
Ao aderir a este projecto, o Município de Cabeceiras de Basto está a contribuir para o desenvolvimento desportivo, correspondendo assim aos anseios da população nas sociedades actuais e exigindo que diferentes entidades com capacidade de intervenção utilizem as suas possibilidade de forma conjugada e articulada, proporcionando melhores condições de acesso à prática desportiva.

Encontro de Cantigas da Liberdade em Abril

O executivo decidiu aprovar o Regulamento referente ao IX Encontro de Cantigas da Liberdade, que anualmente promove na freguesia de Cavez, no âmbito do programa comemorativo do 25 de Abril. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal com o apoio da Emunibasto que tem como objectivo proporcionar um espaço de convívio intergeracional entre os diferentes grupos locais, assinalando esta data histórica que mudou o rumo do país e das suas gentes. O Encontro de Cantigas da Liberdade destina-se a todas as associações e colectividades concelhias, que no dia 26 de Abril, queiram subir ao palco para cantar Abril. De referir ainda que todos os grupos participantes têm direito a um prémio de presença no valor de 125,00 Euros.


Associação de Profissionais e Colaboradores de Comunicação recebem apoio


O executivo municipal, deliberou ainda, apoiar a Associação de Profissionais e Colaboradores de Comunicação, atribuindo-lhe um apoio monetário no valor de 500 euros. Esta verba destina-se a apoiar a realização da II Convenção de Jornalistas subordinada ao tema “10 anos depois: o que mudou?” que o Gabinete de Imprensa de Guimarães pretende levar a efeito naquela localidade nos dias 27 e 28 de Março. Segundo apuramos, trata-se de um evento que pretende ser um fórum de discussão dos problemas que actualmente afectam a classe jornalística e dos novos caminhos que se perspectivam para a profissão. Além dos associados e de outros profissionais e colaboradores da comunicação portugueses, espera-se a participação de vários jornalistas espanhóis, num dos maiores espaços de discussão do jornalismo realizado em Portugal.


Inspeção geral revela boas práticas


A Câmara congratulou-se com o resultado da inspecção ordinária sectorial ao município de Cabeceiras de Basto, efectuada pelo IGAL – Inspecção Geral da Administração Local, revelador de uma correcta aplicação da lei e da ajustada aplicabilidade de procedimentos na gestão municipal.
Registou ainda, o agradecimento enviado pela Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, pela colaboração prestada, no âmbito das comemorações do XIII aniversário desta colectividade, que tiveram lugar em Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.