Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-03-2009

SECÇÃO: Concelho em acção

A MINHA RUA TEM NOME

RUA TENENTE GONÇALO MEIRELES

Inicia ano Largo do Pelourinho, junto à actual Casa da Música e termina na E.N. 311. Foi Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, herdeiro da Casa de Santo Antonino. Figura importante para o Concelho.

RUA DR. FRANCISCO BOTELHO

Se se encontrar junto ao edifício onde actualmente funciona a Repartição de Finanças ou se encontrar junto à conhecida fonte da Cachada, o topónimo deste arruamento não é da Boavista, nem da Cachada, antes sim, é a Rua Dr. Francisco Botelho, uma das mais extensas vila de Cabeceiras de Basto, pois estende-se pelo traçado da antiga EN 205 desde a Praça da República até às proximidades da Ranha, nos limites da Freguesia de Refojos com Painzela.
O Dr. Francisco Botelho foi da Casa de Mourigo de S. Nicolau, Freguesia de Cabeceiras de Basto. Homem de esmeradas qualidades, dedicou-se à política, sendo chefe do partido político local e ainda Governador Civil de Braga.

RUA DO SOUTO LONGAL

Inicia e termina na Rua Antunes Basto, circundando a área denominada com o mesmo nome. Trata-se de um topónimo tradicional popular do local assim designado, por ali ter havido um souto bastante longo, ou seja, grande.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.