Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-02-2009

SECÇÃO: Informação

Agrupamento de Escolas de Refojos inscrito no Projecto Eco-Escolas

Com o objectivo de promover a Educação Ambiental no nosso concelho, o Agrupamento de Escolas de Refojos inscreveu-se no Projecto Eco-Escolas. Este programa de cariz internacional, pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Através deste é fornecida metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Trata-se de um programa destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado a qualquer grau de ensino.
Os principais temas que o Agrupamento irá tratar para concorrer a este programa são a água, resíduos, energia, alterações climáticas e biodiversidade.
O Agrupamento pretende ainda envolver todos os alunos e toda a comunidade educativa neste projecto, que visa estimular o hábito de participação envolvendo activamente as crianças e jovens na tomada de decisões e implementação das acções, motivando-as para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
Esta candidatura consiste em obter o estatuto Eco-Escola. Trata-se de um galardão - Bandeira Verde - que é um certificado de qualidade ambiental da escola, que será colocado no átrio da mesma ou hasteado num mastro. Não é um prémio monetário mas um prémio de reconhecimento público de existência, na escola, duma educação pelo ambiente.
Uma vez alcançado o prémio é atribuídio pelo período de um ano, podendo ser renovado.
Como o programa procura igualmente estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, empresas, órgãos de comunicação social, e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do ambiente, foi realizada uma reunião no passado dia 29 de Janeiro, para eleição do Conselho Eco-Escolas. Neste âmbito foram eleitos, um representante da Câmara Municipal, um da Junta de Freguesia de Passos, um do Jornal Ecos de Basto, um representante dos Pais e Encarregados de Educação, entre outros.
Na reunião, e tendo em conta a natureza do projecto a desenvolver, foi de imediato solicitado à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, ali representada pelo Dr. Jorge Machado, a colocação de ecopontos junto às escolas.
Presentemente o tema que está a ser trabalhado é o da reciclagem e as escolas já se encontram a trabalhar nele para a próxima actividade que é o Carnaval.

Teresa Virgínia

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.