Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-02-2009

SECÇÃO: Informação

Mútua de Basto/Norte
Centro Novas Oportunidades inicia Itinerâncias

O Centro Novas Oportunidades da Mútua de Basto/Norte deu início ao processo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) em regime de itinerância.
A freguesia de Abadim foi a primeira a receber os técnicos e formadores do CNO, acompanhados pelo Presidente da Direcção da Mútua de Basto/Norte, Eng.º Joaquim Barreto, a Directora do Centro, Dr.ª Irene Fontes, e o Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Alexandre Lopes, que quiseram dar as boas-vindas aos novos formandos, desejando sorte e alento para o período de 6 meses, tempo em que ocorrerá o processo.

Os adultos respondem, na Escola Básica de Abadim, a um primeiro inquérito
Os adultos respondem, na Escola Básica de Abadim, a um primeiro inquérito
A Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento desenvolveu assim uma Sessão de Acolhimento para mais de 30 adultos, que corajosamente se inscreveram para completarem o Básico e/ou Secundário. Seguem-se as entrevistas individuais e o início do processo, em 9 do presente mês.
O CNO vai desenvolver este processo nas Escolas Básicas de várias freguesias do nosso concelho, uma vez por semana, para que os adultos que não tiveram oportunidade de estudar no passado o possam fazer agora sem terem de se deslocar da sua área de residência.
Depois de Abadim, é a vez de Outeiro, Basto, Pedraça, Painzela, Vila Nune, Cavez, Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) e também do concelho de Mondim de Basto.
A Mútua de Basto/Norte procura reforçar o seu plano de acção na aposta da formação/qualificação e investimento nas pessoas, em proveito do desenvolvimento da região.
O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, enquadrado na Iniciativa Novas Oportunidades, permite aumentar o nível de qualificação escolar da população adulta através da valorização das aprendizagens realizadas fora do sistema de educação. Neste processo valorizam-se as experiências de vida e os conhecimentos que delas advêm.

Elisabete Ribeiro

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.