Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-02-2009

SECÇÃO: Informação

Costume secular junta cabeceirenses

Cabeceiras de Basto, tal como em anos anteriores, reviveu de forma entusiástica e genuína a tradição das Janeiras, através de duas iniciativas - X Encontro de Cantares dos Reis das Escolas e XIII Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras -, durante as quais foi possível constatar que as velhas tradições mantêm-se “vivas” no concelho, apesar das mudanças da sociedade moderna.
Num registo em tom musical, centenas de crianças, jovens e adultos envolveram-se activamente nas iniciativas e, com entusiasmo e alegria, pisaram os palcos durante as duas tardes de animação sócio-cultural, em espírito de solidariedade e fraternidade (que importa preservar). De registar que o envolvimento não se resumiu aos grupos participantes, a comunidade aderiu em peso e muitos foram os que assistiram e colaboraram no reviver do costume de cantar dos reis, participando na defesa do património cultural e despertando os valores da etnografia.
O grande empenho dos pais dos alunos dos dois Agrupamentos de Escolas, dos professores e restantes agentes educativos, das associações locais e da comunidade em geral, contribuiu significativamente para o sucesso dos dois eventos, dedicação essa que se traduziu na grande qualidade das letras e músicas apresentadas, na execução musical e na “riqueza” dos trajes regionais usados.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.